Categorias
Cuidados com idosos

Cuidados com idosos em casa: confira dicas que podem te ajudar

Muitas vezes, a rotina dos idosos exige cuidados adicionais, seja na atenção extra ao preparar uma alimentação ou na cautela ao passear em ruas com buracos e degraus, que podem trazer riscos de queda, com o seus pais ou avós. E quando as mudanças causadas pela chegada da terceira idade transformam o corpo, é preciso adaptar o ambiente e os hábitos da família. 

Mas uma coisa é certa: os cuidados com idosos são muito importantes para proporcionar bem-estar e qualidade de vida a quem sempre cuidou da gente

Colaborar com a saúde física e mental de seu ente querido é possível, mas para isso, é importante ter conhecimento acerca das necessidades que ele precisa. Pensando nisso, a Senior Concierge preparou um texto com dicas que podem te ajudar! Confira a seguir.

Cuidados com alimentação 

Manter uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida. Todavia, quando estamos mais maduros, manter a hidratação e uma alimentação rica em nutrientes são aliados ainda mais importantantes para uma longevidade ativa. 

Por isso, ingerir alimentos naturais, ricos em fibras e nutrientes ajudam a prevenir doenças que são acentuados nessa fase, como diabetes, hipertensão e osteoporose. 

Alguns problemas ligados à dentição podem impedir que os idosos consigam manter uma dieta rica e saudável. Além disso, as mudanças no organismo, como a redução do olfato e do paladar podem contribuir com a falta de apetite que a população mais madura costuma sentir. 

Desta forma, ingerir alimentos com alto valor nutricional e, dependendo da limitação, de fácil deglutição, são importantes para manter uma vida saudável. 

Veja algumas dicas:

  • Reduzir sais e açúcares da dieta é uma recomendação para todas as idades, mas cuidados como este devem ser reforçados na terceira idade!
  • Já na lista de alimentos que não podem faltar na mesa dos maduros  estão os leites e derivados. Segundo especialistas, essas comidas são as principais fontes de cálcio.
  • Frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, elementos que ajudam no bom funcionamento do trato intestinal e aumentam a imunidade.

A Senior Concierge possui uma equipe especializada para oferecer todo o suporte que você e sua família precisam. Entre em contato com a gente para saber mais! 

Cuidados com a hidratação 

Você já bebeu água hoje? A hidratação é um assunto que nem sempre prestamos a devida atenção, mas é extremamente necessário! E esse cuidado deve ser reforçado na terceira idade, pois manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo dos idosos. 

A desidratação em pessoas da terceira idade é algo comum. A condição pode estar relacionada ao uso de medicamentos que induz o paciente a urinar mais vezes e também a diminuição da porcentagem de água no nosso corpo com o avanço da idade. 

Segundo especialistas, nessa fase da vida, o consumo adequado de líquidos pode evitar confusão mental, problemas de constipação e queda de pressão arterial. 

Acompanhe algumas dicas que podem ajudar seus pais ou avós a ficarem mais hidratados:

  • Incentive a ingestão de água. Uma boa forma de fazer isso é oferecer copos pequenos e com pouca quantidade de líquido várias vezes ao dia. 
  • Vale também preparar sucos de frutas cítricas ou águas saborizadas com fatias de frutas.
  • Acrescente alimentos ricos em líquidos, como melancia, laranja e morango na dieta. Essas frutas podem estar mais presente no preparo de sucos e água saborizadas. A água de coco é uma opção para repor os sais minerais de uma forma natural. 

Cuidados com idosos em casa

Infelizmente, muitas famílias já passaram por acidentes domésticos com seus familiares. Com as mudanças fisiológicas que acompanham a idade, desequilíbrios podem ser frequentes, tendo como consequência as quedas. 

Para reduzir a possibilidade de nossos pais ou avós sofrerem um acidente, devemos adaptar a  casa. Um ambiente confortável e seguro é essencial para trazer bem-estar e cuidado aos nossos pais e avós

Pensando em uma solução eficaz, a Senior Concierge construiu o Check-Up do Lar Senior, um serviço que presta consultoria, orientação e reforma para adequar a residência a fim de deixar o lar mais seguro e adequado. Deseja saber mais sobre? Clique aqui!

Além disso, separamos dicas do Guia viver mais e melhor elaborado pelo Ministério da saúde:

  • Evite colocar tapetes em casa ou fixe-os bem para que não tenha risco de escorregões. 
  • Coloque tapetes de borracha no banheiro, no chuveiro, em frente a pia da cozinha e em outras áreas da circulação. 
  • Procure deixar os cômodos bem iluminados, principalmente nos quartos e banheiros. Deixar a luz acesa durante à noite nos corredores também pode ajudar. 
  • É indicado retirar o excesso de móveis na casa e deixar o ambiente mais arejado.
  • As cadeiras e as poltronas devem ter apoio de braços, de costas e de assentos firmes.  A altura recomendada em relação ao chão é de 45 centímetros.

Estímulos cognitivos e uma vida ativa

Os estímulos cognitivos são caracterizados pela forma que cada ser humano tem de pensar, agir, memorizar e aprender. Entre os fatores que determinam as nossas características cognitivas estão o ambiente e a interação com ele, a linguagem e os sons.  

Os estímulos cognitivos podem ser grandes aliados para proporcionar um dia a dia ativo e feliz para a terceira idade. Isso porque eles influenciam no humor e no modo como processamos as informações. As práticas vão de caminhadas, conversas, alongamentos, a atividades lúdicas, oficinas, entre outras. 

Cada pessoa precisa de determinados estímulos. Um familiar, por exemplo, pode se sentir mais incentivado e feliz se passar um tempo por dia com uma companhia conversando. Há situações também em que eles tenham mais ânimo , caso deem uma caminhada pela manhã regularmente. 

Nosso programa Senior interativo buscar desenvolver as capacidades cognitiva da população mais madura. Nossos acompanhantes realizam junto ao idoso atividades de estímulo cognitivo, social e físico. Saiba mais aqui!

Quais cuidados tomar com idosos ao incentivar os estímulos cognitivos? 

Caminhadas e exercícios em casa

Cada estímulo cognitivo requer cuidados específicos. Ao sair para caminhar, por exemplo, evite ir em horários em que o sol está muito forte. Devemos ainda nos atentar a distância e ao local da prática. Escolha calçadas regulares que não sejam muito íngremes

É importante também sair com roupas e calçados leves e confortáveis. Para isso, pergunte ao seu familiar se o tênis está confortável e se ele se sente bem. Durante a caminhada, vale prestar atenção ao caminho e seguir o ritmo do idoso. Não esqueça de levar bebidas para ambos se hidratarem.

Há também a possibilidade de se movimentar dentro de casa a partir de exercícios e alongamentos dirigidos com a ajuda de um profissional que elabore um plano de atividades ideal de acordo com as limitações físicas de cada pessoa. 

Pequenas mudanças e cuidados no dia a dia podem fazer a diferença nessa fase da vida do seus pais e avós. E, por isso, o carinho e a atenção com nossos entes queridos são peças chave para alcançar uma terceira idade ativa e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *