Categorias
Alzheimer Idosos Senior Concierge

Primeiros sintomas de Alzheimer: saiba tudo sobre

Pensar que um familiar pode esquecer de pessoas ou momentos por causa de uma doença é angustiante. Infelizmente, o Alzheimer é capaz de fazer isso com quem amamos. Atingindo principalmente pessoas da terceira idade, os primeiros sintomas de Alzheimer contam com perda de memória recente e de linguagem. 

A doença é considerada a forma mais comum de demência em idosos e atinge cerca de 11,5% das pessoas com 65 anos ou mais no país, segundo o Ministério da Saúde. 

Dividido em três estágios, o Alzheimer também se manifesta nas fases iniciais com alguns sintomas, tais como o  aumento de sono durante o dia, desorientação espacial e agitação. De acordo com especialistas, o cuidado com quem enfrenta essa condição neurológica é um fator fundamental para o bem-estar do paciente. 

Pensando em te ajudar a identificar se algum ente querido apresenta sinais da doença, separamos alguns aspectos  sobre os primeiros sintomas de Alzheimer.

Confira alguns dos primeiros sintomas de Alzheimer

Perda de memória recente 

Você sabia que os primeiros sinais da doença podem se manifestar 20 anos antes da condição ser diagnosticada? Entre os sintomas do primeiro estágio, podemos destacar a perda de memória recente. Fazer a mesma pergunta mais de duas vezes no mesmo dia e não lembrar o que algumas palavras significam pode ser um indício.  

Mas como esquecer alguns nomes e datas é algo relativamente normal no dia a dia, essa característica pode passar despercebida. Além disso, a dificuldade de memória, em alguns casos, pode estar ligada à outras doenças ou até mesmo ser causada por medicamentos. 

Com isso, médicos podem ter dificuldade para fazer o diagnóstico precoce quando os primeiros sinais de Alzheimer aparecem. Mas vale ficar atento à informação dos especialistas. No geral, os sintomas são acentuados após os 60 anos. 

A Senior Concierge oferece todo suporte e carinho para as famílias que precisam de ajuda com os cuidados com pessoas que possuem Alzheimer. Saiba como podemos te ajudar! 

Desorientação espacial 

A desorientação espacial é a dificuldade que a pessoa tem em reconhecer o local aonde ela está ou quando ela não sabe decidir qual é o caminho correto para seguir no percurso. 

Por exemplo, ir ao mercado e não lembrar que foi ao local ou esquecer o caminho de volta para casa são algumas situações em que pessoas com Alzheimer podem passar. 

Caso você perceba que seu pai ou sua mãe se sente perdidos e impacientes em alguns momentos, eles podem estar apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer. 

Aumento de sono durante o dia

Tirar um cochilo durante o dia é comum e até pode fazer parte da rotina. Porém, segundo o estudo da instituição The Sleep Research Society, o aumento do sono durante o dia pode estar ligado, em alguns casos, com o acúmulo de substâncias prejudiciais às funções do cérebro, uma característica da doença de Alzheimer. 

Por isso, vale ficar atento caso seus pais,  avós ou algum ente querido maduro sinta muito sono durante o dia, isso pode ser um indício dessa demência que afeta a muitos brasileiros na terceira idade. 

Dificuldade na linguagem 

A doença de Alzheimer também pode ter como consequência a dificuldade para ler, falar e escrever. Se sua mãe tem mais de 60 anos e não consegue acompanhar mais a filmes ou apresenta dificuldades para se expressar com palavras mais complexas, por exemplo, ela pode está apresentando um sintoma da demência. 

No Alzheimer é possível observar dificuldades de compreensão, de nomeação e de associação das palavras. Esse sintoma, em alguns casos, pode até ser mais característico e mais comum do que a perda de memória remota. 

Saiba como a Senior Concierge pode te ajudar com as dificuldades causadas pelo Alzheimer, clique aqui!

Qual a diferença entre Alzheimer e Demência? 

A demência é um termo utilizado para definir um grupo de doenças que causam alterações e confusões nos processos cognitivos, como percepção, atenção, associação, memória, entre outros. 

Quando esses processos vão a pessoa que tem demência passa a ficar confusa e sem entender muito algumas situações.

O Alzheimer é um tipo de demência, inclusive, a mais comum de todas elas. A causa da doença estaria ligada ao déficit de alguns processos cognitivos que começam a se manifestar gradativamente. 

Mas lembre-se, mesmo que seu pai, sua mãe ou seus avós apresentem alguns dos sintomas citados acima, o diagnóstico de Alzheimer deve ser feito por um médico.  

Cuidados

Ver quem amamos manifestando os primeiros sintomas de Alzheimer pode ser bastante desafiador e angustiante. Sabemos que não é fácil acompanhar as mudanças de comportamento de nossos pais ou avós causadas por uma doença.

Se informar e conhecer o Alzheimer pode ser algo simples, mas que pode fazer a diferença nesse momento. Atenção, paciência e cuidado também são fundamentais para quem convive com um ente querido diagnosticado com Alzheimer.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ressalta a importância do auxílio de profissionais da saúde, como um cuidador que pratique, entre outros cuidados, estímulos cognitivos,  para as famílias que tenham membros diagnosticados com Alzheimer. A doença é progressiva e a pessoa idosa passa a depender de cuidados contínuos em muitos casos. 

A Senior Concierge conta com cuidadores informados e preparados para oferecer apoio e cuidado para quem sempre cuidou de você. Entre em contato com a gente clicando aqui.

Caso você identifique os primeiros sintomas de Alzheimer em algum familiar, fique tranquilo. A paciência é uma virtude muito importante para trazer bem-estar ao idoso que possui a doença. E não se esqueça, o atendimento médico é indispensável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *