Categorias
Cuidados com idosos Sem categoria

Saúde mental na terceira idade: sinais e cuidados!

A preocupação com a saúde mental na terceira idade dos nossos pais, mães ou avós vai muito além do físico. Às vezes a falta de um sorriso, um rosto triste ou um silêncio atípico nos tiram a noite, não é mesmo? E temos motivos: queremos a felicidade para quem nos criou com tanto amor. 

Mas o que esses comportamentos atípicos podem significar? Devo me preocupar? A saúde mental dos idosos é um ponto fundamental para que nossos pais e avós atinjam a longevidade com equilíbrio e bem-estar.

Por isso, separamos um material completo com informações que podem ajudar seu ente querido a lidar de melhor forma com possíveis obstáculos e, assim, desfrutar da longevidade de forma feliz e saudável

Saúde mental nos idosos: quando é um sinal de alerta?

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 29,7% dos idosos são atingidos com transtornos mentais. Os sintomas das doenças psicológicas podem se camuflar na rotina e, por vezes, acabamos não dando atenção necessária aos indícios

Por isso, listamos as principais doenças e seus sintomas para que você possa aplicar e desenvolver medidas de prevenção para frear o crescimento dessas doenças e cuidar da saúde mental na terceira idade dos seus pais e avós.

Depressão em idosos

A solidão é um cenário triste e comum na terceira idade. Com familiares e amigos afastados, crises depressivas podem fazer parte do dia a dia nesta etapa da vida.

Outro fator de risco é que na terceira idade características da personalidade se intensificam, sabemos que alguns ficam mais gentis e outros mais mal-humorados. E isso é um sinal de alerta: pessoas mais pessimistas e com baixa autoestima podem ser mais propensas à depressão.

Por isso, atente-se aos sinais: indisposição, afastamento social e tristeza recorrente devem ser observados. Todo cuidado é pouco, pois a depressão pode acarretar ou mesmo agravar doenças crônicas já existentes

O tratamento para depressão pode ser feito com medicações, terapias e estímulos. Mas, o apoio da família e de amigos é fundamental para o tratamento

A contratação de home care pode ser uma solução para companhia e cuidado para seus pais ou avós. Saiba como a Senior Concierge pode te ajudar!

Demência 

Começa com um nome que deu branco, um documento que não levou para o médico de rotina, deixar os alimentos estragarem na geladeira ou o esquecimento de um endereço. A demência é uma das doenças mais comuns entre os idosos e pode ser identificada com a recorrência desses sintomas.

Gradualmente, a degeneração dos neurônios causadas pela velhice enfraquece a memória, gerando perdas de autonomia e dependência de cuidadores.

Alzheimer 

Alzheimer também é uma doença neurodegenerativa, causando a perda da memória de curto prazo e alterações comportamentais.

É uma das doenças mais comuns quando se fala de saúde mental na terceira idade, atingindo mais de 2 milhões de pessoas ao ano no Brasil e não existe cura. Apesar disso, medicamentos, estímulos cognitivos e cuidados são de extrema importância para o idoso ter uma melhora na qualidade de vida.

No início pode ser apenas o esquecimento de ter almoçado, mas que com o tempo pode afetar a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. Nesse momento, a dependência se torna forte, a companhia para realizar procedimentos básicos de higiene e até mesmo para se alimentar se mostram necessários

Os cuidadores da Senior Concierge são preparados para cuidar com muito amor e preparos necessários dos nossos pais e avós, conheça mais sobre nós!

3 cuidados com a saúde mental na terceira idade que não podem ser esquecidos

É muito importante que, com o mesmo cuidado que nossos pais nos ajudam quando nós precisamos, nós os tratemos agora. Contudo, a vida, trabalho e rotina nem sempre permitem isso, por isso encontrar um cuidador que esteja preparado e possa acompanhar seu pai ou sua mãe durante todo o dia, seja em sua casa ou na deles, é essencial! 

Separamos mais algumas dicas para você se atentar:

1 – Desânimo 

Seu pai nunca negava uma partida de dominó de domingo e agora prefere ficar no quarto? Isso pode ser um sinal preocupante! Sintomas de humor depressivo devem ser olhados com atenção, os seus motivos e como podemos tornar mais fácil o caminho da terceira idade.

2 – Perda de memória

Qual avô que nunca trocou o nome dos seus netos? Pode parecer comum, mas se recorrente, deve ser observado. Principalmente se começar a influenciar diretamente na sua rotina, como o esquecimento de onde mora. A perda recorrente de memória pode ser um sinal para levar seus pais ao geriatra.

3 – Confusão mental

Falta de concentração, irritabilidade, agressividade são alguns dos possíveis sintomas de confusão mental no idoso. Então, se você observa com frequência a falta de atenção em uma conversa ou reações anormais, procure repassar essas situações para o médico.

Carinho é sempre o melhor cuidado

Grande parte das doenças podem ser agravadas com a solidão, um diagnóstico tardio ou a recepção negativa da família. Por isso, o melhor cuidado é sempre o carinho e a presença na vida do idoso.

Fique atento, a saúde mental deve ser cuidada com a mesma atenção dada às doenças físicas. Conte sempre com a Senior Concierge para ter esse acompanhamento de perto pelos nossos cuidadores, clique aqui e conheça mais sobre nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *