Propostas para o tratamento de Parkinson e demências colocam o bem-estar da pessoa idosa no foco

A ciência e as autoridades em saúde têm feito avanços importantes na promoção de um maior bem-estar e qualidade de vida para as pessoas idosas que convivem com doenças desafiadoras.

Hoje, convidamos você a conhecer as propostas para o tratamento do Parkinson e na reabilitação em demências que prometem trazer impactos positivos e transformadores para os pacientes e seus familiares.

Uma notícia promissora no mês do parkinsoniano

O mês de abril concede o destaque necessário aos pacientes que lidam com o Parkinson: 04/04 é o Dia Nacional do Parkinsoniano, uma data dedicada a conscientizar a sociedade a respeito da condição.

Essa atenção é essencial, pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo, atrás apenas do Alzheimer. No Brasil, são aproximadamente 200 mil pessoas com a condição, de acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Embora ainda não tenha cura, novas descobertas da ciência trazem esperança para os pacientes e suas famílias. Recentemente, foi aprovado nos Estados Unidos o Onapgo, um dispositivo capaz de melhorar o controle dos sintomas da doença, proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes.

Gostaria de saber mais sobre essa inovação nos cuidados com o Parkinson? Leia tudo sobre o assunto no artigo do blog da Senior em que detalhamos a descoberta e sua aprovação.

Reabilitação em demências: proposta da OMS dá ênfase à qualidade de vida da pessoa idosa

Cuidar de um familiar com demência é uma jornada desafiadora. Mais do que estar presente, queremos garantir que a pessoa que amamos tenha dignidade, conforto e bem-estar.

Este é o foco da proposta da OMS para reabilitação em demências. No documento “Pacote de Intervenções para Reabilitação”, a organização dedica um módulo específico para a condição, esclarecendo que o cuidado vai além do tratamento medicamentoso, ele também abrange estratégias que proporcionam qualidade de vida e funcionalidade.

As estratégias de reabilitação em demências

Diante dos desafios contínuos da doença, o objetivo da reabilitação em demências é preservar a autonomia e conceder bem-estar ao paciente por meio de intervenções com foco na melhoria das funções cognitivas, motoras e sociais daqueles que vivem com a condição.

O foco não é apenas prolongar a vida, mas promover uma vivência digna e significativa para a pessoa idosa com demência. As principais estratégias delineadas incluem:

  1. Treinamento cognitivo com exercícios para estimular a memória, a atenção e as habilidades de planejamento;
  2. Apoio à comunicação com o uso de ferramentas assistivas, como quadros interativos e treinamentos para melhorar a socialização;
  3. Promoção da mobilidade com acompanhamento fisioterapêutico focado na prevenção de quedas e na manutenção das habilidades motoras;
  4. Adaptação ambiental com mudanças no espaço físico voltadas para a segurança e o conforto da pessoa com demência.
  5. Apoio ao cuidador com capacitação e suporte emocional para os familiares, reconhecendo o impacto da doença na vida de todos.

Um olhar voltado para a pessoa idosa com demência e seus familiares

A proposta da OMS convida a sociedade a trazer a sua atenção para a pessoa idosa que convive com demência e também para os familiares e cuidadores, que compartilham os desafios diários dos pacientes.

Além disso, a organização traz uma importante recomendação: as intervenções devem ser adaptadas às necessidades individuais de cada paciente e implementadas por equipes multidisciplinares.

A Senior Concierge é pioneira em cuidados especializados em demência

Esse cuidado completo e, ao mesmo tempo, individualizado incentivado pela OMS é algo que vivemos na prática aqui na Senior Concierge. Nós somos pioneiros no suporte especializado e humanizado à saúde da pessoa idosa com demência.

Com um olhar voltado para as necessidades únicas dos pacientes e suas famílias, desenvolvemos um programa multidisciplinar e terapêutico em demências, aplicado de maneira personalizada para cada caso.

Nossa equipe combina qualificação e olhar humanizado, auxiliando em questões cognitivas, físicas e comportamentais. Promovemos um cuidado que equilibra atenção, proteção e qualidade de vida, proporcionando tranquilidade também para os familiares.

Se você deseja conhecer mais sobre nosso programa de cuidados especializados para pessoas idosas com demência, entre em contato com a equipe da Senior Concierge. Estamos aqui para oferecer suporte, segurança e bem-estar para quem você ama.

Fonte: Federação Brasileira das Associações de Alzheimer.