Categorias
Cuidadores de Idosos Senior Concierge

Acabou a desculpa para não contratar um cuidador de idosos

Engana-se quem pensa que a contratação de um cuidador de idosos não é repleta de crenças negativas. Na sociedade, é comum encontrar famílias e mesmo idosos que têm variadas justificativas para não dar esse passo: falta de resultados, demora na adaptação, independência do paciente, entre outras.

No entanto, uma vez que o contratante e a pessoa cuidada eliminam as desculpas, as possibilidades de cuidado se ampliam. Você sabia, por exemplo, que esse tipo de profissional cria rotinas adaptadas exclusivamente para o assistido? Esse é um dos diferenciais para quem opta por um cuidado especializado.

Siga a leitura e saiba mais!

Cuidadores e rotinas não são iguais

Cada cuidador é único, assim como os assistidos. Logo, não é verdade partir da premissa de que o trabalho realizado é o mesmo com todos os pacientes, de forma rígida. Ao contrário, o profissional e as soluções oferecidas por cuidadores particulares e empresas podem ser abrangentes, inclusive para quem possui necessidades específicas ou em casos de doença, por exemplo.

Em muitos casos, a questão financeira leva muitos familiares a acreditarem em planos inflexíveis e cargas horárias extensas. Na prática, existem opções variadas de acordo com a escolha da família e o que cada paciente precisa. O cuidador de idosos pode atuar como acompanhante nas tarefas, pode investir em estímulos com ênfase no desenvolvimento físico, cognitivo e social ou, ainda, auxiliar em casos de limitação. 

Do mesmo modo, existem serviços com jornadas diurnas, noturnas, integrais, parciais e mesmo em dias específicos da semana. Por isso, não existe desculpa quando se fala em falta de alternativas a respeito de cuidadores de idosos. Há um serviço adequado para cada assistido, basta ter as informações certas, pesquisar e escolher de forma consciente, evitando possíveis transtornos.

A adaptação também pode parecer um obstáculo, mas não é. Quando conduzida de forma apropriada, permite que a parceria entre o profissional e o idoso se desenvolva positivamente, criando laços de confiança. Afinal, por mais que pareça que há um estranho dentro de casa, o objetivo do cuidador de idosos é garantir ao assistido tudo o que ele precisa para seu conforto, bem-estar e até mesmo autonomia.

Qual a diferença da profissionalização?

Ao contratar um cuidador de idosos, a família tem inúmeros benefícios, assim como o assistido. Uma desculpa muito comum é a crença de que os resultados demoram a vir, ou mesmo não vêm. Há quem diga que o cuidador é apenas um acompanhante, sem foco no desenvolvimento do idoso.

Porém, a realidade é bem diferente. O cuidador é um profissional habilitado para adaptar técnicas e atividades a aspectos como quadro de saúde, estilo de vida e personalidade de cada paciente. Além disso, os estímulos oferecidos também dependem da real necessidade que cada um deles apresenta.

Desse modo, se você acreditava que o cuidado oferecido pela própria família e um ofertado por um profissional eram similares, saiba que podem haver diferenças significativas. Um cuidador capacitado tem os recursos para promover mais saúde e bem-estar ao idoso, com um diferencial: os benefícios são sentidos desde o início do atendimento.

Dúvidas antes de contratar um cuidador de idosos?

Em meio a tantas informações, as famílias podem decidir contratar um cuidador de idosos, mas ainda com dúvidas a respeito do assunto. Como mencionado, a capacitação do profissional e a adaptabilidade dos protocolos fazem toda a diferença, e eliminam boa parte das crenças populares a respeito do assunto.

Agora que você já sabe o valor desse investimento em saúde e bem-estar, fica o convite para acompanhar o nosso blog. Aqui, compartilhamos conteúdos exclusivos sobre cuidados aos pacientes da terceira idade e dicas valiosas para você oferecer ao seu familiar o que há de melhor. Dúvidas? Deixe sua mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *