Categorias
Sem categoria

Acompanhante de idosos: por que contratar?

Os constantes avanços da medicina levaram ao aumento da longevidade dos brasileiros. A expectativa de vida no país registrou em 2018 um aumento de mais de três meses em relação ao ano anterior, chegando a 76,3 anos. Com isso, a cada dia cresce a procura pelo serviço de acompanhante de idosos.

Se você tem avós ou pais com mais de 60 anos, certamente deseja que eles tenham conforto e segurança, não é mesmo? Por essa razão, o acompanhamento de profissionais aptos a oferecer suporte em sua rotina é uma solução muito buscada por quem deseja ter a tranquilidade de saber que o cuidado de quem ama está em boas mãos.

Mas, afinal, por que é vantajoso contratar um acompanhante de idosos? Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura e fique por dentro dos benefícios desse serviço.

A importância do acompanhamento para idosos

A terceira idade traz consigo desafios e necessidades específicas. Nessa fase da vida, o organismo já não é mais o mesmo. Dificuldades de locomoção, perda de visão e doenças comuns na velhice são questões que tornam necessário um cuidado especializado, além de muita paciência e dedicação.

Devido às suas particularidades, cada idoso demanda um suporte diferenciado. Com o passar dos anos e, principalmente, quando existe a presença de doenças crônicas, os cuidados vão se tornando ainda mais específicos. Em função disso, nem sempre a família consegue oferecer todo o apoio necessário. 

Nesses casos, a solução mais indicada é a contratação de um acompanhante de idosos. Esse profissional é treinado para lidar com as principais necessidades de pessoas mais velhas no dia a dia, garantindo seu conforto, autonomia e bem-estar. Além disso, conta com os conhecimentos necessários para minimizar riscos de acidentes e saber como proceder em caso de emergências.

O acompanhante de idosos oferece companhia para o assistido, evitando que se sinta sozinho ou abandonado. Também ajuda na higiene pessoal, em refeições, acompanha em exames e consultas, auxilia na realização de tarefas diversas e promove a ministração correta de medicações. 

Os resultados são a melhora na qualidade de vida, em sua saúde emocional e até no seu relacionamento com os familiares. Portanto, se você não tem tempo suficiente para oferecer ao seu pai ou avô idoso todo o cuidado que ele merece, vale a pena investir nessa solução.

5 razões para contratar um acompanhante de idosos

Como você deve ter percebido até aqui, há muitas vantagens na contratação de um acompanhante de idosos. Vamos saber mais sobre cada uma delas?

1. Previne a solidão e tristeza

Um dos principais fatores de risco para a depressão em idosos, o sentimento de solidão é evitado com a presença de um acompanhante. É claro que o profissional não substitui a presença da família,  mas, sua companhia ajuda a fazer com que o idoso se sinta amparado e tenha com quem conversar sobre como se sente.

O cuidador pode, ainda, estimular sua socialização, garantindo mais autoestima e motivação para um envelhecimento ativo.

2. Promove a autonomia do idoso

Seja por motivos de doença ou limitações trazidas pelo envelhecimento, muitas pessoas na terceira idade não conseguem mais realizar tarefas rotineiras ou suas atividades preferidas. Com o apoio de um acompanhante de idosos, é possível maximizar sua independência e preservar sua autonomia.

3. Auxilia na rotina de medicamentos

Os acompanhantes são profissionais habilitados para garantir que sejam seguidas todas as prescrições médicas durante tratamentos. Eles podem auxiliar quanto a doses, horários e na própria medicação, evitando possíveis equívocos que podem comprometer ainda mais a saúde do assistido.

4. Oferece apoio em emergências

Quem acompanha idosos, principalmente aqueles que contam com algum problema de saúde, muitas vezes precisa lidar com situações que exigem ação rápida. Os cuidadores de idosos são capacitados para saber como agir diante delas, contatando a equipe médica rapidamente e tomando todas as providências para minimizar riscos.

5. Proporciona tranquilidade para a família

Nada melhor do que saber que seu familiar está seguro! Ao contar com um profissional de confiança, a família pode ter mais tranquilidade em sua rotina. Afinal, os cuidadores são devidamente treinados para oferecer suporte em diferentes situações, além de atuarem para evitar quedas e acidentes no lar.

Cuidado especializado para quem você ama

Não é só a família que se sente mais tranquila com a presença de um acompanhante de idosos. O apoio diário na realização de tarefas diversas garante mais autonomia, o que se traduz em qualidade de vida, autoestima e bem-estar para o familiar idoso. Tudo isso torna possível um envelhecimento mais ativo e saudável, com a manutenção da socialização e do lazer na terceira idade.

Se você deseja saber mais sobre esse serviço, continue a visita em nosso site e conheça todas as vantagens do acompanhamento de idosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *