Envelhecimento ativo é a tendência que vem transformando a qualidade de vida de toda a sociedade.
Responsável por aumentar a expectativa de vida como um todo, além de ter impactos positivos na memória, no humor e no bem-estar das pessoas acima dos 60 anos.
Hoje eu trago dicas de envelhecimento ativo para você aplicar na sua vida e também garantir que seus pais e avós façam o mesmo.
Afinal, como você vai descobrir ao longo da leitura, o envelhecimento ativo precisa ser adotado o quanto antes para que seus benefícios sejam observados a longo prazo.
Vamos começar.
Veja também: Preciso de um cuidador de idosos com urgência: como agir neste caso?
Ter uma vida ativa
Manter ou iniciar um estilo de vida ativo e saudável é o primeiro passo.
Faça movimentos físicos todos os dias. Este exercício regular pode incluir caminhadas, jardinagem, alongamento, subida de escadas e treinamentos, como o uso de pesos leves ou faixas de resistência.
Estudos mostram que as pessoas que se exercitam não apenas vivem mais, mas vivem melhor.
Foco em cálcio e vitamina D
Para ajudar contra a perda óssea, além de praticar atividades físicas também é preciso ingerir Cálcio e Vitamina D, para que o esqueleto possa atingir a melhor qualidade possível após os 30 anos, que é quando começa a perda óssea.
Há vários artigos propondo efeitos satisfatórios da Vitamina D, nos últimos anos. E de todas indicações propostas em inúmeras publicações científicas, apenas esta se mostrou eficaz, com evidência razoável, no benefício sobre a qualidade muscular e diminuição de quedas em idosos.
Exercitar a mente
O cérebro é como os músculos, se não for exercitado, ele não se desenvolve. Portanto, aqui vão algumas dicas para exercitar a memória:
- Faça palavras cruzadas, dando preferência às de fácil execução;
- Elabore uma lista de compras e guarde-a na bolsa. Tente comprar tudo sem consultar a lista e depois compare para ver se faltou alguma coisa;
- Adote hábitos afetivos saudáveis, ou seja, namore, curta os amigos e a família;
- Participe em jogos que envolvam raciocínio;
- Leia pelo menos as manchetes de um jornal diariamente e comente com alguém;
- Mantenha-se ativo fazendo trabalhos manuais, cursos, etc;
- Evite o isolamento e a solidão;
- Controle as gorduras sanguíneas. Lipoproteínas, colesterol e triglicerídeos fora dos limites normais predispõem a arteriosclerose e suas consequências (infarto, derrames cerebrais etc.);
- Controle a glicemia.
Seguindo estes passos você terá uma mente muito mais saudável.
Usar o tempo para absorver cultura
Filmes, revistas, jornais e livros devem ser consumidos todas as semanas. Além de um dia para conversar sobre o que foi visto e trocar impressões.
Músicas sempre são boas pedidas. Além de enriquecer o ambiente, podem trazer boas memórias, serem usadas para relaxamento e motivação.
Saiba mais: O cuidador de idosos pode auxiliar nas atividades físicas do idoso?
Enriquecimento da rotina
Monte uma programação variada com horários determinados. Organize momentos para acordar, comer e dormir, aproveitando ao máximo a luz natural. Isso ajudará em aspectos cognitivos e metabólicos.
Organize sua rotina, anotando suas atividades programadas, por exemplo: leituras às terças e quintas-feiras, artesanatos às segundas e quartas-feiras, jardinagem às sextas- feiras, culinária e filmes aos finais de semana. Assim, é possível enriquecer os dias, garantindo variedade e desafios.
Quer saber mais sobre envelhecimento saudável e como nós podemos proporcionar todas essas atividades para os idosos da sua família? Acesse este link e conheça os nossos serviços.
Agradeço a leitura e até a próxima.