Nossas mães têm um valor inestimável durante toda a nossa vida, não é mesmo? Então, aproveite que o mês é delas para ficar mais próximo, preparando juntos, uma receita deliciosa, por exemplo. Hoje, vou te mostrar algumas opções simples e que darão água na boca de toda a família.
É importante a participação desde a escolha dos ingredientes dentro do mercado, considerando as melhores opções de produtos, até a preparação dos pratos em si; este é o momento perfeito para conversar, rir e criar memórias que vão durar para sempre – seja você mãe, filho ou neto. E é claro, não podemos deixar de mencionar a importância da refeição em família, com todos sentados à mesa, compartilhando acontecimentos do dia a dia e criando laços afetivos ainda mais fortes.
Comumente, o elo familiar passa por muitos estágios ao longo da vida; de carinho e confiança plena à conflitos e atritos, a relação de mães e filhos simboliza um amor que é eterno. Cozinhar com a família é uma ótima maneira de fortalecer estes laços.
Leia também >> Mulher madura e bem-estar: corpo, alma e mente saudável
Os dados falam por si mesmos
Comer junto à família pode ser um escudo contra transtornos emocionais e alimentares, de acordo com pesquisa da American Heart Association.
A pesquisa, realizada em setembro de 2022 com mil voluntários de diferentes idades, revelou que:
- 84% dos participantes gostariam de compartilhar refeições com seus entes queridos com mais frequência;
- 91% dos pais relataram níveis mais baixos de estresse familiar quando se conectam durante as refeições.
Os benefícios das refeições em família
- Promovem a comunicação e o vínculo familiar;
- Estimulam hábitos alimentares saudáveis;
- Reduzem o risco de desenvolver transtornos emocionais e alimentares.
Leia também >> Quais são os principais desafios da geração sanduíche?
Receitas deliciosas para fazer junto às mães de todas as idades
Para tornar esse momento ainda mais especial, confira alguns pratos simples e rápidos, que são perfeitos para preparar junto com a mãe, mesmo que ela já esteja com uma idade mais avançada – neste caso, ela pode apenas auxiliar – e manter a conversa em dia. São refeições que não apenas satisfazem o paladar, mas também aquecem o coração. Vamos a elas?
Fricassê de frango
Um clássico da nossa culinária, e que deve ser servido ainda quentinho. Veja a receita:
Requeijão cremoso (200 gramas);
Creme de leite (300 gramas);
Milho-verde (170 gramas);
Água (250 ml);
Peito de frango desfiado (400 gramas);
Sal a gosto;
Mussarela fatiada (200 gramas);
Batata-palha a gosto.
Preparo
Adicione requeijão, milho, água e creme de leite no liquidificador e bata até tornar a mistura homogênea.
Usando uma panela grande no fogo médio, despeje o conteúdo junto ao frango desfiado e o sal, para refogar bastante. Em seguida coloque toda a mistura em uma forma, adicione as fatias de queijo e leve ao forno por 15 a 20 minutos.
Omelete de cogumelos
Um prato simples de fazer e delicioso de comer.
- 4 ovos;
- Cogumelos do tipo funghi ou shimeji (150 a 200 gramas);
- Alho (1 dente pequeno);
- Queijo parmesão ralado a gosto;
- manteiga e azeite (duas colheres de cada);
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
- salsinha picada.
Com os cogumelos já limpos, corte-os em três fatias ou na metade cada, e a seguir refogue-os no azeite ou manteiga e alho. Tempere a mistura com especiarias e reserve.
Quebre os ovos em uma tigela pequena, temperando-os com sal e pimenta, batendo e batendo toda a mistura, até torná-la homogênea.
Aqueça a frigideira com manteiga em fogo baixo, untando todo o fundo da panela; adicione os ovos batidos, empurrando as bordas ao centro por cerca de 1 minuto. Em seguida, despeje o cogumelo delicadamente e feche a omelete. Agora é só servir!
Gostou dessas receitas? Elas são super práticas e rápidas de fazer, tempo o suficiente para você aproveitar bastante a companhia da sua mãe!
Leia também >>Organize sua rotina e seja mais produtivo no dia a dia