Maturidade: o que é e como chegar com vitalidade

A vida após os 80 anos muda completamente, isso para grande parte das pessoas, tanto que essa faixa etária ganhou a sua própria classificação: maturidade. Neste artigo eu vou explicar o que ela é e como chegar na maturidade com vitalidade.

Também quero mostrar para você as qualidades que constituem uma vida plena e claro, uma solução para melhorar não só a sua vida, como a vida de todas as pessoas que você ama.

Leia também: Dicas para afastar o risco de pneumonia em idosos

O que é maturidade?

Nunca se viveu tanto, esse fato se dá em decorrência dos avanços na medicina, no saneamento básico, nos meios de transporte e de abastecimento. Se antes o ser humano tinha uma expectativa de vida abaixo dos 50 anos. Hoje ela está em 82 anos (na média mundial).

Claro que a vida após os 80 exige cuidados e atenções especiais. Assim nasceu o conceito de maturidade. Como uma maneira de exigir da sociedade que ela esteja preparada para atender este público.

Países como o Japão já contam com bares, restaurantes e eventos públicos, especialmente equipados para atender pessoas da maturidade. Já que, lá, é comum casos de pessoas que chegam aos 80 anos cheios de vitalidade.

Leia também: Dicas para afastar o risco de pneumonia em idosos

O que é uma vida com vitalidade?

Nós entendemos a vitalidade como a capacidade de fazer atividades conforme as suas decisões. Ou seja, você decide por algo e tem a potência para fazer isso acontecer. 


Então, vitalidade poderia ser um sinônimo de autonomia, neste sentido. Já que estamos falando de você ter a capacidade de fazer algo que deseja. 

Como amadurecer com vitalidade?

Aí vem a próxima pergunta: já que ter vitalidade significa ter uma mente saudável para decidir e um corpo saudável para executar, como amadurecer com vitalidade?

Ou seja, como amadurecer com a mente sã e o corpo são? Veja algumas dicas importantes.

  • Tenha uma vida ativa fisicamente
  • Cuide da mente e tenha o hábito de se desafiar
  • Mantenha as boas companhias por perto
  • Seja uma pessoa generosa (estudos da Harvard Business School relacionam a diminuição do estresse com o aumento da generosidade)
  • Diminua as fontes de estresse e tenha uma alimentação saudável. 

Perceba que todas essas dicas são para aplicação de longo prazo. Entretanto, se você tem um parente que faz parte da maturidade, tenho dicas mais pontuais. Você poderá sugerir à essa pessoa que:

  • Jogue palavras cruzadas e jogos da memória
  • Tenha uma vida ativa socialmente e converse com pessoas
  • Pratique exercícios leves ao menos 3x na semana
  • Vá em eventos sociais, ou pratique atividades no dia a dia, como ir ao mercado, por exemplo.

Leia em seguida: Segredos para manter uma vida sexual ativa na terceira idade

Nós estamos aqui para tornar a vida mais plena

Se você sente dificuldades para colocar todas essas em prática, deixo a minha equipe a disposição para te ajudar.


Clique aqui e conheça mais do nosso serviço que garante uma vida ativa, plena e cheia de saúde para os idosos da sua família.

Agradeço a leitura e até breve!