O cuidador de idosos é o profissional habilitado a exercer variadas atividades quando se pensa no cuidado com a pessoa idosa. Por se tratar de uma ocupação que envolve uma jornada muitas vezes extensa, é muito comum que os familiares não tenham certeza das reais atribuições do cuidador.
Em meio a demandas em casa e também externas, o profissional se torna responsável pelo bem-estar e pela segurança do assistido. Você sabe exatamente o que o cuidador de idosos faz durante suas horas de trabalho? No artigo que preparamos, você vai se aprofundar no assunto antes de escolher o cuidador ideal para o seu ente querido. No caso das empresas de cuidadores, o procedimento é o mesmo.
Boa leitura!
O trabalho do cuidador de idosos
Em sua rotina, o cuidador de idosos é como um acompanhante do paciente. Isso significa que o idoso passa a contar com uma pessoa especializada em suas mais variadas atividades, dentro e fora de casa. Assim, o assistido tem mais bem-estar e segurança ao longo do dia.
O cuidador assegura a higiene do idoso, bem como o cumprimento do protocolo medicamentoso específico de cada paciente. Além disso, o cuidador auxilia nas refeições e acompanha o paciente em compromissos como consultas médicas, exames e atividades como caminhadas, por exemplo.
O conhecimento que o cuidador tem o torna apto a empregar o tempo disponível de forma efetiva para trazer mais qualidade de vida e plenitude ao idoso. Dependendo de sua especialização, esse cuidado se estende a quadros de saúde que demandam atenção especial. Por isso, seu trabalho diz respeito apenas ao paciente e não à casa, como mostrado a seguir.
Saúde e segurança são prioridades
O cuidador de idosos exerce uma função essencial para promover mais bem-estar ao paciente na terceira idade. Com o passar do tempo, é comum que o organismo se torne mais frágil, o que acaba comprometendo a independência e a qualidade de vida do idoso.
Por essa razão, um profissional especializado é quem assegura o suporte com foco em saúde e segurança. Dentro de casa, todo cuidado faz a diferença na hora de realizar atividades, mesmo as corriqueiras. Embora o papel do cuidador de idosos não se relacione a atribuições domésticas, manter a ordem do local é imprescindível para evitar quedas e acidentes.
O banheiro é um exemplo, já que a rotina do cuidador pode envolver dar banho no assistido e o cômodo apresenta inúmeros riscos. Logo, o profissional tem a responsabilidade de garantir um ambiente seguro ao paciente. Preparar as refeições também pode fazer parte do acordo.
A Senior Concierge tem esses pilares como absoluta prioridade. Por isso, nossos cuidadores são altamente treinados e capacitados para transformarem o conceito de aging in place em ações concretas. Na prática, isso significa implementar mudanças que impactam o bem-estar de quem permanece em casa na velhice com foco em independência e acessibilidade.
Em dúvida antes de contratar um cuidador de idoso?
Mesmo conhecendo as particularidades do cargo, é comum que os familiares tenham dúvidas na hora de escolher o profissional. Existem cuidadores particulares e empresas que atuam como intermediárias, recrutando o cuidador mais adequado para cada paciente e eliminando a burocracia envolvida.
Em ambos os casos, a regulamentação do trabalho é a mesma. Portanto, independente do meio de contrato, o cuidador de idosos desempenha as mesmas funções e atua de forma preventiva e corretiva em relação à saúde do assistido. Para nós, da Senior Concierge, cuidar é mais que oferecer apoio.
Nossa equipe leva a cada lar uma vivência com destaque para a qualidade de vida, sempre com supervisão. Dentro das funções realizadas pelo cuidador de idosos, nossos profissionais se destacam pela ampla variedade de estímulos físicos, sociais e cognitivos trazidos para o dia-a-dia do assistido. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!