Categorias
Cuidados com idosos Degeneração Muscular

O que é degeneração muscular e como retardar este processo

A degeneração muscular é uma condição física que se caracteriza pela perda dos músculos. Normalmente, sua ação está associada com o avanço da idade e traz inúmeros problemas para a saúde, podendo até mesmo levar à morte.

Hoje nós vamos mostrar como a degeneração muscular pode ser detectada e quais são os passos para retardar este processo, de modo que a qualidade de vida e o bem-estar sejam prolongados. 

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Degeneração muscular: o que é? 

Uma degeneração muscular pode ocorrer por conta de inúmeras doenças – como a esclerose lateral, o avanço da idade, entre tantas outras causas.

Neste artigo nós vamos falar sobre a degeneração muscular causada pela idade. Ou seja, a condição ligada, sobretudo, à perda muscular relacionada à  idade do paciente. 

Qual é a faixa etária comum para os primeiros sinais de degeneração muscular?  

Trata-se de uma patologia multifatorial, ou seja, que tem inúmeros fatores – como alimentação, predisposição genética, entre tantos outros. Existe aí, portanto, diversos mecanismos inflamatórios e neuroendócrinos envolvidos. Entretanto, há idades onde essa degeneração se mostra mais presente.

Suas características mais marcantes costumam aparecer, em média, em:

  • 3 a 5%, dos indivíduos atingidos antes dos 60 anos;
  • 15 a 30% dos indivíduos atingidos após os 60 anos;
  • Acima de 50% a partir dos 90 anos.

Como é caracterizada a degeneração muscular causada pela idade? 

Normalmente, a degeneração muscular causada pela idade é caracterizada pela redução da massa, acompanhada pelo enfraquecimento dos músculos.

Invariavelmente, essa degeneração acaba associada com outros problemas, por exemplo: aumento do risco de quedas e fraturas, incapacidade física, perda dos movimentos, etc.

Quais são os principais tratamentos para retardar a degeneração muscular causada pela idade?

O tratamento da degeneração muscular causada pela idade envolve mudanças no estilo de vida. O que aumenta a possibilidade de iniciar um tratamento de prevenção.

As duas melhores maneiras de combater a degeneração muscular causada pela idade, são: 

Depois, com a evolução do problema, haverá a necessidade de intervenção com o uso de suplementos e medicamentos apropriados. Claro que esses suplementos serão adotados apenas após indicação médica. 

Quando fazer fisioterapia? 

Veja, não existe um relógio biológico fixo que determine “agora é o momento de iniciar um tratamento de fisioterapia”, já que o quadro de degeneração muscular causada pela idade pode progredir ou regredir com base em inúmeros fatores.

Entretanto, é seguro dizer que os exercícios físicos são saudáveis para todos, independente da idade. E são ainda mais indicados para pessoas que estão entrando nos primeiros estágios da degeneração muscular causada pela idade. 

Note que a fisioterapia trabalha na reabilitação dos pacientes e usa recursos para auxiliá-lo em duas frentes:

  • Cuidando para aliviar os sintomas 
  • Promoção da independência e qualidade de vida do idoso.

O que acontece com o paciente que sofre de degeneração muscular causada pela idade?

Há uma redução de massa muscular, diminuição de força muscular, declínio da velocidade de contração muscular e piora do desempenho físico – como os riscos de queda, por exemplo.

Inclusive, pode ocorrer até mesmo a substituição do tecido muscular por tecido gorduroso.

Chamamos de desempenho muscular os 4 fatores que envolvem um músculo:

  • massa
  • força
  • potência
  • resistência.

Logo, essa perda causa um impacto na autonomia e na qualidade de vida do paciente.

Como retardar a degeneração muscular causada pela idade? 

Como mencionamos anteriormente, a degeneração muscular causada pela idade (ou seja, quando não há uma doença ou condição agravante) pode ser combatida de 3 maneiras.

  • Mudança na alimentação e reforço da hidratação
  • Inclusão de exercícios físicos próprios
  • Reforço das vitaminas e adoção de suplementos específicos – somente com indicação médica.

Existe um guia de exercícios para prevenir a degeneração muscular causada pela idade? 

Embora o problema deva ser realmente tratado com a adoção de exercícios físicos, seria imprudente estipularmos uma lista “certeira”.

Afinal de contas, cada metabolismo atua de uma maneira e a perda muscular poderá se mostrar de formas diferentes em cada paciente.

Veja, até mesmo atividades corriqueiras, como uma simples caminhada, podem fazer com que o corpo perca massa muscular (devido ao esforço).

Já que os músculos são formados, basicamente, por proteína. Quando há um esforço causado por um exercício, a musculatura fica com microlesões. Essas lesões depois são preenchidas por proteína e assim os músculos crescem.

Entretanto, em pacientes com degeneração muscular causada pela idade, pode acontecer do exercício físico “queimar” a massa muscular. E assim, o corpo, ao invés de ganhar músculos, acaba perdendo ainda mais volume.

Portanto, uma lista de exercícios na internet seria desaconselhável.

A melhor forma de combater a degeneração muscular causada pela idade é procurar um atendimento especializado. Dessa forma, o tratamento será 100% personalizado, o que garante a total eficiência e eliminam-se os riscos à saúde.

Quer saber mais sobre como prevenir ou retardar o processo de degeneração muscular causado pela idade? Acesse agora mesmo a nossa página e conheça a Ginástica Booster 60+. O serviço da Senior Concierge que garante uma vida ativa para o idoso.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *