Categorias
Check-up do Lar Senior Cuidados com idosos

Quedas de idosos: 7 dicas de como evitar

As quedas de idosos são um problema enfrentado por boa parte desse grupo, em decorrência de causas variadas. O corpo, por si só, já não tem a mesma resistência, ao mesmo tempo em que a estrutura da casa pode conter elementos de risco.

Depois dos 65 anos, o índice de queda da pessoa idosa varia de 28% a 35%, com números que sobem depois dos 70 anos para 32% a 42%. Logo, essa questão merece um cuidado especial para que o familiar idoso tenha mais conforto diariamente.

Mudanças práticas são capazes de evitar quedas de idosos, das mais simples às mais graves. É preciso avaliar cada cômodo para reverter as possíveis causas de acidentes, que podem acarretar impactos à saúde e prejudicar a qualidade de vida. Quem tem familiares idosos, em especial os que apresentam dificuldades de locomoção ou doenças, precisa estar atento.

Quer saber mais sobre esse assunto para cuidar do seu ente querido cada vez melhor? Confira as dicas que preparamos para evitar quedas de idosos.

Acidentes: quais os fatores de risco?

O envelhecimento é um ciclo da vida que promove mudanças no corpo, as quais podem induzir acidentes domésticos com idosos. Um dos efeitos naturais do tempo é a perda da massa muscular, aspecto essencial para a realização de movimentos cotidianos.

Com isso, a musculatura do idoso enfraquece e as quedas se tornam mais frequentes, pois o corpo não tem mais a mesma vitalidade. Além disso, o equilíbrio também diminui com o passar do tempo, dificultando a locomoção mesmo em ambientes aparentemente seguros.

Quedas de idosos também podem ser causadas por problemas de visão, outro exemplo de mudança fisiológica. Dentro de casa, é preciso avaliar o piso, tapetes e a iluminação, bem como outros cuidados simples. A seguir, você vai descobrir como tornar o lar do idoso mais seguro.

Como evitar quedas de idosos?

Reduzir o índice de acidentes na terceira idade demanda atenção a dois pontos: o fisiológico e o ambiente. Confira nossas sete dicas para evitar quedas de idosos.

1. Mantenha a casa iluminada

Adeque a iluminação de todos os cômodos, para evitar pontos escuros e ter certeza que o seu familiar está caminhando com mais segurança.

2. Cheque os pisos

Alguns pisos são mais derrapantes. Por isso, prefira os que oferecem menor risco de quedas. Caso queira usar tapetes, opte pelos emborrachados e antiderrapantes, para evitar que embolem e causem acidentes

3. Escolha móveis firmes

Como os móveis acabam servindo de apoio para a pessoa idosa, escolha peças firmes e seguras para a casa toda. Dê uma atenção especial à mesa de cabeceira.

4. Deixe o banheiro seguro

O banheiro é um cômodo onde acontecem muitas quedas de idosos. Para evitar esse quadro, instale barras de apoio e tapetes antiderrapantes. Degraus no banheiro devem ser evitados.

5. Fique de olho na saúde

As consultas médicas são indicadores no caso da necessidade de óculos ou terapias para fortalecer a musculatura. Esses detalhes são responsáveis por muitos acidentes.

6. Contrate um cuidador

O cuidador de idosos é responsável por acompanhar o familiar e prestar toda a assistência necessária. Além da ajuda com as atividades diárias, o profissional é uma companhia atenta e experiente para combater o problema

7. Invista em um check-up do lar

Algumas empresas oferecem o serviço de check-up do lar, ideal para os idosos. Com a consultoria, você descobre quais adequações podem ser feitas na residência para melhorar a mobilidade e o dia a dia da pessoa idosa.

Cuidados na terceira idade

Evitar quedas de idosos é importante para elevar a qualidade de vida e a saúde. Acidentes domésticos se tornam mais frequentes a partir dos 65 anos e podem comprometer, principalmente, a mobilidade. Aspectos físicos relacionados a equilíbrio, fraqueza muscular e visão podem causar quedas.

Entre as principais dicas estão adequar os cômodos, para mantê-los iluminados e sem pisos e tapetes derrapantes. Conte com um check-up do lar para fazer as mudanças necessárias, e um cuidador pode auxiliar na rotina do idoso. Fique de olho nas indicações médicas para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa idosa, o que também evita acidentes.

As precauções com o familiar da terceira idade englobam cuidados além das quedas de idosos. Na prática, todos os detalhes fazem a diferença quando se fala em bem-estar. Confira nosso artigo sobre companhia para idosos e saiba como a presença de um cuidador pode transformar o dia a dia de quem você ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *