Categorias
cuidador Cuidados com idosos Idosos

Companhia para idosos: 5 razões para contratar um cuidador

Se você tem um familiar que chegou na terceira idade e está precisando de auxílio em seu dia a dia, certamente já pensou sobre a importância da companhia para idosos. Afinal, tudo o que queremos é que nossos pais ou avós sintam-se confortáveis e amparados, não é mesmo?

Apesar de entender a necessidade de estar ao lado dos mais velhos neste momento de suas vidas, as exigências do mundo contemporâneo parecem não colaborar. Trabalho, estudos, compromissos, cuidado com os filhos… Tudo isso limita as possibilidades de acompanhar adequadamente a rotina de quem amamos, oferecendo todo o cuidado necessário.

Mas, afinal de contas, como é possível fornecer esse suporte para os idosos sem abrir mão das tarefas diárias? Para isso, existem os cuidadores. Além de poderem atuar como acompanhantes, eles contam com os conhecimentos necessários para garantir ao idoso mais conforto, segurança e qualidade de vida.

Se quiser saber mais sobre a necessidade de companhia para idosos e conhecer motivos pelos quais é vantajoso contratar um cuidador, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Qual a importância da companhia para idosos?

O envelhecimento costuma trazer consigo diversas mudanças e desafios. Redução de mobilidade, maior propensão a demências e perda de visão estão entre as dificuldades que acometem muitos idosos, prejudicando sua autonomia. 

Quando acompanhada de limitações funcionais, essa fase da vida exige atenção a diversas áreas, o que nem sempre é possível para os familiares. Afinal, mais do que oferecer companhia, é preciso ter um entendimento sobre a saúde do idoso e conhecer as doenças comuns na terceira idade para fornecer todo o acompanhamento necessário.

Apesar dos esforços de muitos filhos ou netos em tentar garantir uma longevidade ativa e saudável aos idosos, os compromissos diários tornam impossível estar presente durante todo o tempo necessário. Além disso, a falta de compreensão sobre alterações ocasionadas pelo envelhecimento pode acabar levando a situações de estresse.

Diante desse cenário, mais do que um acompanhante, é preciso contar com um cuidador. Afinal, somente com o auxílio de profissionais especializados, o idoso consegue manter uma rotina saudável, evitando possíveis complicações e, consequentemente, reduzindo a necessidade de busca por serviços de saúde.

O que faz um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos é o profissional especializado em oferecer apoio no dia a dia de pessoas com mais de 60 anos de idade. Além de acompanhar, ele ajuda na realização de diversas tarefas cotidianas. Suas atividades podem incluir:

  • Auxílio na higiene pessoal do idoso;
  • Apoio na rotina de medicações;
  • Companhia para consultas e exames
  • Ajuda na troca de roupas;
  • Auxílio nas refeições;
  • Companhia na realização de atividades diversas;
  • Atenção ao ambiente para prevenir acidentes;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Acionamento de familiares e do SAMU em caso de emergências.

A contratação de um cuidador oferece uma série de benefícios, tendo em vista que esses profissionais dão total atenção ao idoso, identificando possíveis anormalidades e minimizando riscos. Continue a leitura e descubra por que é vantajoso garantir esse suporte especializado ao seu familiar.

Por que contratar um cuidador?

Mais do que atuar como um acompanhante ou ajudar na realização de tarefas simples, o cuidador oferece total atenção à saúde do idoso e ao ambiente em que ele está inserido, minimizando uma série de riscos. 

Conheça, a seguir, os principais motivos pelos quais vale a pena investir no serviço de cuidados pessoais:

1. Aumento na autonomia e qualidade de vida do idoso

Um dos principais benefícios de contar com um cuidador na residência é que, com o seu suporte, cresce a sensação de autonomia e independência do idoso. Afinal, muitas pessoas nessa idade deixam de fazer atividades que gostam porque não conseguem realizá-las sozinhas, mas também não desejam incomodar filhos ou netos por causa delas.

Com o auxílio de um cuidador, o idoso pode voltar a fazer coisas que contribuem para o seu bem-estar, afastando sentimentos como solidão e tristeza. Os resultados são uma mente mais saudável e qualidade de vida.

2. Prevenção de acidentes

Especialmente nos casos em que há limitações físicas, a companhia de um cuidador é fundamental. Afinal, esse profissional consegue identificar elementos no ambiente que podem ocasionar quedas e acidentes. Além disso, ele oferece auxílio na rotina de medicamentos, não deixando que um possível esquecimento leve a sérias consequências na saúde do idoso.

Por fim, diante de situações de emergência, o cuidador sabe exatamente como agir, contatando as pessoas certas para que o idoso seja atendido rapidamente.

3. Adoção de hábitos saudáveis

Mais do que evitar acidentes, os cuidadores oferecem total apoio na rotina do idoso, atuando, inclusive, na adoção de hábitos saudáveis. Eles oferecem auxílio na alimentação, minimizando riscos de desnutrição e desidratação. Além disso, podem ajudar o idoso na realização de atividades físicas.

4. Diminuição do risco de isolamento social

Não são raros os casos em que idosos se isolam em casa, deixando de lado a convivência social. Esse distanciamento pode levar a quadros de estresse, tristeza profunda e até depressão. Mas, com a companhia de um cuidador, além de ter com quem conversar, o idoso passa a ter um incentivador e alguém que o apoia na realização de atividades que propiciem sua socialização.

5. Tranquilidade para a família

Como dito anteriormente, é comum que os parentes não consiga abrir mão dos compromissos diários para cuidar do idoso. A contar com um cuidador, torna-se possível equilibrar as relações e rotinas. Além disso, a família pode ter a tranquilidade e segurança de saber que o cuidado de seu familiar idoso está em boas mãos.

Não há dúvida de que a companhia para idosos é importante, principalmente quando o assunto é a manutenção da qualidade de vida e autonomia. É comum que um familiar se ofereça como acompanhante, mas a correria do dia a dia torna essa tarefa um verdadeiro desafio. Por isso, a solução mais recomendada para garantir o conforto de pessoas da terceira idade é a contratação de um cuidador.

Você tem dúvidas sobre esse assunto ou gostaria de entender melhor as vantagens desse serviço? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *