Categorias
Acompanhante de idosos Cuidados com idosos

Cuidados com idosos acamados

Os cuidados com idosos acamados por parte da família e do cuidador são fundamentais para garantir conforto e bem-estar dos pais e avós que tiveram a mobilidade reduzida ou perdida nessa fase da vida. 

Além do auxílio com a higiene pessoal, alimentação e locomoção, é preciso ter cuidado com outras complicações provenientes da permanência no leito.

Outro ponto que merece atenção é em relação à saúde emocional do idoso, uma vez que a pessoa acamada passa a ser muito dependente de familiares e cuidadores perdendo algo muito importante para o ser humano, sua autonomia. 

Mas nem sempre sabemos como prestar essa assistência para os idosos acamados. Por isso, a Senior Concierge preparou um conteúdo com informações importantes sobre cuidados com pessoas acamadas. Acompanhe!

Quais os cuidados com o paciente acamado?

Cuidados com o quarto

É muito importante que o quarto do idoso acamado tenha uma boa ventilação e seja iluminado. Procure deixar as janelas abertas, assim ele consegue receber luz natural. Um ambiente fechado, sem muita circulação de ar, tem mais chances de contaminação, já que a concentração de bactérias e ácaros é maior.

É ideal que o quarto tenha paredes claras, um ponto interessante em relação à pintura do cômodo é que elas podem ser usadas para gerar estímulos. As paredes laterais podem ser pintadas de cores frias (tons azuis e verdes), tons que trazem sensação de tranquilidade. 

Para evitar o acúmulo de sujeira no cômodo, o ambiente deve ter poucos objetos e móveis. O cômodo deve ser limpo diariamente, mas ao invés de vassoura, opte por limpar o chão com pano, água e produto para desinfetar o quarto. 

Os idosos acamados acabam passando boa parte do dia dentro do quarto, por isso, ele deve ser agradável e confortável para que possam se sentir bem, apesar das limitações. 

Saiba como evitar escaras

As escaras são lesões na pele muito comuns em idosos acamados ou que têm dificuldades em se locomoverem. Geralmente, as feridas aparecem na região do quadril, cotovelos, nádegas, costas e orelhas

Essas lesões ocorrem devido à pressão sobre o músculo e a pele que o corpo sofre contra uma superfície. Mas é possível prevenir ou diminuir as escaras em idosos com alguns cuidados. 

Confira como evitar as lesões na pele:

  • Mude o idoso de posição a cada duas horas, e alterne os lados do corpo (direito, esquerdo e dorsal); 
  • Observe vermelhidões na pele durante o banho; 
  • Não deixe de secar bem as dobrinhas do corpo, após o banho;
  • Estique bem os lençóis; 
  •  Hidrate bem a pele com cremes hidratantes;
  • Não massageie a pele com lesão;
  • Coloque travesseiros entre as pernas para evitar atrito;
  • Troque as fraldas com frequência. 

Cuidados com idosos acamados: higienização 

O momento do banho pode ser uma dificuldade para alguns idosos acamados por causa das limitações e dores no corpo, principalmente quando a água cai sobre a pele. Por esse motivo, é preciso delicadeza e paciência ao prestar o auxílio

Idosos que não conseguem sentar na cadeira higiênica, podem tomar banho no leito. Uma dica é começar a higienização pelas partes mais limpas e depois ir para as mais sujas. Não esqueça que o banho deve ser em um local com pouca corrente de ar para não causar pneumonia. 

Confira materiais para banho em idosos acamados: 

  • Esponjas macias de banho;
  • Bacia média com água morna com cerca de quatro litros de água;
  • Saco plástico grande para cobrir o leito;
  • Gases para limpeza dos olhos;
  • Sabonete líquido e shampoo neutro.

Precisa de auxílio para cuidar do seu familiar? A Senior Concierge conta com profissionais treinados e capacitados para te ajudar! Confira nossos serviços.

Como levantar uma pessoa acamada? 

É necessário muita cautela ao movimentar uma pessoa acamada, tanto para que não haja queda, bem como para que a pessoa que a levanta não faça um esforço excessivo.

Para isso, há técnicas que auxiliam nesse movimento com menos esforço, tais como ter uma cadeira de rodas fixada ou poltrona ao lado da cama antes de iniciar o processo.

Como hidratar e alimentar idoso acamado?

A alimentação e hidratação de idosos acamados são dois pontos importantes do cuidado. Devido às complicações que interferem a deglutição, os alimentos e líquidos podem ser aspirados pelas vias aéreas, por isso, é indicado que a alimentação dos idosos acamados seja orientada por uma equipe especializada

Idosos acamados costumam transpirar pouco e acabam bebendo pouca água, porém é importante sempre oferecer água em uma temperatura adequada e em pouca quantidade

Cuidados com a medicação

A administração correta da medição é um dos cuidados com idosos acamados essencial para evitar qualquer outro tipo de problema clínico.

Deve-se tomar cuidado para dar os remédios na hora correta e não esquecer de nenhuma medicação. Quem aplica os remédios deve saber quais peculiaridades do medicamento para saber qual a melhor forma de guardá-los 

Saúde emocional

A situação exige empatia, carinho e paciência. Se você convive com um idoso acamado, é essencial estimulá-lo a fazer coisas que o deixe feliz, mas sempre levando em consideração a capacidade de execução. 

Embora acamados, alguns idosos preservam todas as funções neurológicas. É fundamental que  pais e avós  tenham estímulos cognitivos e possam tomar suas próprias decisões, algo importante para a autoestima deles.  

Precisando de auxílio para cuidar de seus familiares acamados? Conte com a Senior Concierge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *