Nos últimos 25 anos a expectativa de vida mundial cresceu muito, dados da OMS apontam que as pessoas estão vivendo cerca de 20 anos a mais, entretanto, nos últimos 10 anos, 5 doenças que mais acometem idosos vêm preocupando geriatras e especialistas no Brasil.
E é sobre essas 5 doenças que acometem mais idosos que eu quero falar hoje. Vou explicar quais são e algumas formas de prevenção.
Por fim, vou apresentar uma solução definitiva para garantir que os idosos da sua família estejam protegidos.
Veja só.
Leia também: Dicas para afastar o risco de pneumonia em idosos
- Doenças Cardiovasculares
Estão no topo da lista das doenças que mais afetam pessoas em praticamente todas as idades, a partir dos 45 anos. Representam a maior taxa de mortalidade mundial e por ano vitimam mais pessoas do que os acidentes de trânsito (Fonte: HCOR)
São enfermidades nas artérias coronárias que comprometem o funcionamento do coração. Podendo causar angina (dor no peito) ou infarto.
- Diabetes Mellitus
O organismo se transforma ao passar dos anos, se tornando mais sensível para executar algumas tarefas. Dito isso, o aumento de gordura e perda de massa muscular (naturais do avanço da idade) podem fazer com que surja a diabete Tipo 2.
Doença que ocasiona problemas nos rins, no coração e na visão.
- Catarata
Essa doença afeta a parte do olho que tem o nome de cristalino, parte sensível que sofre com o desgaste ocasionado pelo passar dos anos.
Assim, o cristalino vai perdendo a transparência e aumentando a sensação de opacidade na visão.
- Doença de Alzheimer
Ainda não se sabe com exatidão as causas da doença de Alzheimer, entretanto, os últimos 10 anos apresentaram um aumento significativo nos casos – algumas teorias apontam o estresse, a má alimentação e a falta de hábitos saudáveis como fatores importantes.
Sabe-se que certas questões aumentam a probabilidade de desenvolver a doença, como: herança genética, vícios, estresse, etc.
- Hipertensão Arterial
Diferente das doenças cardiovasculares, as doenças relacionadas com hipertensão arterial não estão ligadas somente ao funcionamento do coração. Trata-se de uma condição multifatorial que pode envolver até mesmo fatores psicológicos. Embora elas possam causar problemas similares, como AVC e parada cardíaca.
Dados do HCOR dizem que a hipertensão arterial está ligada com 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de ataques cardíacos. Portanto, é uma condição que precisa ser avaliada.
Leia também: Dicas para afastar o risco de pneumonia em idosos
Como essas doenças se relacionam?
Todas essas doenças têm dois elementos em comum: o estresse e a ansiedade ocorridos com maior incidência nos últimos 10 anos. Somados com maus hábitos como alimentação desequilibrada e sedentarismo.
Das 5, somente a Catarata é uma doença que não está diretamente ligada aos hábitos saudáveis. Todas as outras doenças podem ser vencidas, evitadas ou amenizadas, com um estilo de vida mais ativo.
Minha equipe está disponível para ajudar seus pais e avós
A vida dos seus pais e avós pode ser muito mais segura, saudável e plena. Clique aqui e entre em contato com a minha equipe, juntos, vamos propor um atendimento personalizado e eficiente para manter a sua família longe das doenças que mais afetam idosos no Brasil.
Agradeço a leitura e até a próxima.