Você já sentiu as pressões e os desafios da geração sanduíche? No dia a dia, é comum que as pessoas sintam dificuldades quando têm pais e filhos, pois a demanda costuma ser intensa. Quem faz parte desse grupo sabe o quanto é importante contar com o apoio necessário nesse momento.
A geração sanduíche surgiu das próprias mudanças sociais, e se tornou uma tendência no mundo atual. Se você se sente paralisado em meio a tantas cobranças e necessidades, acompanhe o artigo que preparamos e saiba como vencer essas dificuldades.
Aproveite a leitura!
Entendendo os desafios da geração sanduíche
Os principais desafios da geração sanduíche envolvem as obrigações relacionadas a pais e filhos, simultaneamente. Trata-se de um grupo de pessoas que se sente prensado entre a família, a carreira e a autocobrança, sintomas que talvez você esteja vivenciando nesse momento.
Equilibrar o tempo entre tantos pilares faz parte dos desafios da geração sanduíche. Com isso, um detalhe que acaba sendo esquecido é o autocuidado, e os momentos que cada indivíduo tem consigo mesmo. Esse equilíbrio, quando em falta, é prejudicial à saúde como um todo.
Entre os problemas físicos e emocionais percebidos pela geração sanduíche, estão estresse, insônia, falta de motivação, memória falha e dificuldade de concentração. Além disso, as relações pessoais e profissionais saem prejudicadas, causando ainda mais ansiedade em relação à família e à carreira.
E agora, o que fazer?
Caso você tenha se identificado com os sintomas mencionados, ou mesmo com a realidade dos desafios da geração sanduíche, esse é o momento de dar passos importantes. Primeiramente, é preciso dar atenção a quem mais importa: você. É necessário acolher seus sentimentos, sem críticas ou julgamentos diante de filhos que estudam e pais que, provavelmente, já não aceitam tão bem os cuidados e opiniões de outras pessoas.
Somente entendendo que ninguém consegue estar 100% presente e pleno em tudo o tempo todo é possível ir além. O excesso de cobranças e as dúvidas sobre o caminho a seguir causam desgaste, e o melhor nesses casos é pedir ajuda. O apoio profissional é uma opção para ajudar quem sente que precisa se desdobrar para cuidar de pais idosos e filhos ao mesmo tempo.
Muitos dos desafios da geração sanduíche podem ser amenizados com especialistas em cuidados com os idosos. Isso porque se engana quem pensa que essa faixa etária não pode desenvolver habilidades e autonomia no dia a dia. Com pais mais plenos, felizes e independentes, toda a família se beneficia.
O segredo: cuidado, compreensão e apoio
O acúmulo de tarefas familiares e profissionais faz com que a geração sanduíche, muitas vezes, esqueça de si mesma. Em meio a tantas pressões e críticas, pedir ajuda é um passo decisivo para viver melhor. Lembre-se: dividir as demandas melhora as relações e evita problemas como insônia, ansiedade e depressão, comuns para esse grupo.
Portanto, os desafios da geração sanduíche podem ser superados com carinho e o pedido de ajuda tão necessário. No caso dos pais idosos, um cuidado especializado não apenas alivia as pressões do dia a dia como, ainda, permite a vivência de momentos em família com muito mais qualidade. O mais importante é lembrar, sempre, que é hora de cuidar.