Na terceira idade, é bastante comum que os indivíduos comecem a apresentar limitações em suas atividades diárias. Com isso, muitos desenvolvem dependência de outra pessoa para ajudar, especialmente nos casos de doenças crônicas e dificuldades cognitivas. Por isso, muitas famílias optam por contratar um cuidador de idosos.
Mas, afinal, quais são as principais razões para dar esse passo? O processo de envelhecimento não pode ser generalizado, o que significa que não existe uma condição específica ou faixa etária preestabelecida para garantir um cuidado profissional ao idoso. Para quem possui pais ou avós de mais idade, explicamos no artigo os detalhes sobre esse assunto.
Siga a leitura e saiba mais!
Saiba os motivos pelos quais é indicado contratar um cuidador
Embora o idoso apresente boa saúde física e mental, é necessário fazer uma avaliação para compreender quais as reais necessidades dele. Quando a família não mora junto, é comum que dificuldades sejam minimizadas ou mesmo não cheguem ao conhecimento de filhos e netos, o que atrasa a contratação de um profissional.
Assim, listamos os principais impactos da presença de um cuidador de idosos no dia-a-dia do paciente e que justificam sua contratação. Esse é o momento de conferir quais deles fazem sentido para a realidade da sua família, mas reforçamos que saúde não tem preço, principalmente nessa etapa da vida.
Contratar um cuidador é um meio de garantir mais autonomia no dia-a-dia do idoso é um dos benefícios da presença de um cuidador no lar do idoso. Mesmo afazeres simples relacionados à higiene e autocuidado, por exemplo, podem ser comprometidos dependendo do quadro de saúde do paciente.
Ter um profissional por perto também promove independência a partir do auxílio e da aprendizagem de técnicas mais adequadas para realizar atividades. Além disso, suas atribuições dizem respeito a ações concretas com foco no bem-estar do idoso. A presença de um especialista é determinante para mais qualidade de vida, já que o cuidador se encarrega do controle de medicamentos e da supervisão contínua do assistido.
Outra razão é a oferta dos estímulos necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo do idoso, sempre de acordo com as necessidades de cada um. O assistido ainda recebe acompanhamento para alimentação e hidratação adequadas, fundamentais para o pleno funcionamento do organismo.
Um cuidador de idosos é, também, uma companhia para o assistido. Em meio a outros benefícios conhecidos, esse pode parecer irrelevante, mas garantimos que para idosos que têm rotinas solitárias é uma das razões mais importantes. O profissional atua como um acompanhante dentro e fora da residência, o que amplia as possibilidades do assistido e promove mais interação social.
A saúde mental na terceira idade
Para os idosos, é preciso redobrar a atenção nos casos de isolamento. Muitos acabam morando sozinhos, e há aqueles que recebem poucas visitas de familiares. Quando isso acontece, doenças como a depressão podem facilmente se manifestar. Os sintomas nos pacientes da terceira idade podem facilmente passar despercebidos, o que exige um olhar atento de quem está próximo.
Por essa razão, o isolamento dos idosos é preocupante e precisa ser considerado na hora de decidir que tipo de cuidado oferecer a eles. A convivência com outras pessoas, o estímulo adequado e a inserção na comunidade são aspectos que interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa idosa.
Quer saber mais?
O universo dos cuidadores de idosos é abrangente e, quanto mais o familiar sabe a respeito do tópico, mais condições de acertar na escolha ele tem. Para ficar por dentro de informações valiosas e tirar todas as suas dúvidas sobre cuidados e contratação, acompanhe o nosso blog. Sempre temos conteúdos novos com foco em mais saúde e qualidade de vida para a terceira idade, confira!
Conheça também um de nossos serviços, Personal Care – Pós-Operatório.