5 fatos sobre cuidadores de idosos que você provavelmente não sabia

Saúde é um assunto que vem ganhando força nos meios de comunicação e rodas de conversa. Afinal, com todas as mudanças percebidas em meio à pandemia, as pessoas passaram a dar mais atenção ao seu estilo de vida. Com os idosos, não deve ser diferente: a presença dos cuidadores de idosos sempre pode ser avaliada pela família.

Você tem pais ou avós que precisam de um especialista em cuidado? No artigo de hoje, o tema escolhido é justamente o cuidador de idosos, com 5 fatos que muitas pessoas não conhecem. Entender mais sobre a dinâmica da rotina do assistido com o profissional faz toda a diferença na hora de escolher.

Siga a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

O que você provavelmente não sabe sobre cuidadores de idosos

O que vem à sua mente quando você ouve algo sobre cuidadores de idosos? Existem crenças comuns sobre a profissão, como a de que o profissional só é indicado em casos de doença ou pacientes acamados. Porém, a habilitação do cuidador dá a ele autonomia para trazer mais segurança e conforto no dia-a-dia do assistido.

Confira mais a seguir:

 

 

  • O cuidador impacta diretamente a qualidade de vida do paciente

 

De fato, a presença de um cuidador de idosos no lar de quem você ama garante uma vida mais satisfatória e plena. O profissional tem aptidão e recursos para promover mudanças benéficas na rotina do idoso, as quais transformam positivamente a saúde física e mental. Contar com um suporte especializado nas tarefas é outro diferencial para os idosos.

 

 

  • Os estímulos fazem parte da rotina do cuidador

 

Ainda que o trabalho do cuidador de idosos não seja o de um fisioterapeuta, por exemplo, a oferta diária dos estímulos apropriados ajuda no desenvolvimento físico, cognitivo e social. Esse trabalho é funcional para manter as habilidades em pleno funcionamento e, também, para evitar o agravamento de quadros de doenças relacionadas ao sedentarismo.

 

 

  • O cuidador não se encarrega das tarefas do lar

 

Uma dúvida muito comum diz respeito às atribuições do cuidador de idosos. A formação desse profissional dá a ele a responsabilidade de promover bem-estar no dia-a-dia, com ferramentas preventivas e de recuperação, dependendo do caso. No entanto, os afazeres domésticos da residência não fazem parte do contrato.

 

 

  • O profissional pode acompanhar em consultas e exames

 

Sendo uma companhia para o assistido durante o atendimento, o cuidador de idosos pode acompanhar o paciente em compromissos como consultas e exames. A vantagem desse compromisso é a certeza de que o seu familiar não precisa se deslocar sozinho, ou mesmo estar desacompanhado durante a consulta. Para o idoso, existe mais tranquilidade e relaxamento.

 

 

  • O cuidador realiza suas funções dentro e fora de casa

 

Não são só as consultas que fazem parte das atribuições do cuidador de idosos fora do lar. Para os pacientes que frequentam eventos e passeios culturais, por exemplo, um especialista no lar pode ser um acompanhante. Desse modo, o idoso não precisa se privar de seu estilo de vida.

 

Se interessou pelo assunto?

Ao contratar um cuidador de idosos, a família deve se lembrar que as adaptações de planos e contratos são feitas de acordo com  detalhes como a carga horária. Também existem soluções com foco em melhoria de sintomas de doenças, por exemplo, mas o trabalho do cuidador é sempre pautado pelos fatos listados no artigo.

Ao colocar toda a sua atenção no idoso, o profissional consegue contribuir para trazer mais bem-estar e autonomia ao mesmo. A habilitação do cuidador é o que dá a ele ferramentas e conhecimento para ir além do cuidado oferecido por familiares. Se você quer saber mais sobre o assunto, deixamos aqui o convite para continuar acompanhando o nosso blog e os conteúdos exclusivos.