Benefícios na rotina alimentar oferecida pelo cuidador de idosos

Benefícios na rotina alimentar oferecida pelo cuidador de idosos

Muitas famílias não sabem, mas o cuidador de idosos é um profissional com habilitação para auxiliar a alimentação do assistido. É comum que, na terceira idade, os pacientes tenham dúvidas sobre o que pode ou não ser consumido, ou mesmo ignorem restrições médicas por causa da idade.

Logo, a aptidão do cuidador em adequar a dieta às necessidades de cada assistido faz toda a diferença na rotina alimentar do idoso. Por se tratar de um tema de extrema importância para a saúde, preparamos um artigo para tirar todas as suas dúvidas. Você tem pais ou avós que precisam de suporte especializado? Confira os benefícios da alimentação correta e como ela impacta o bem-estar.

Vamos lá?

 

Os cuidadores de idosos e a alimentação

Na terceira idade, são comuns as restrições alimentares, as quais podem ser de variados tipos. As mais conhecidas são os quadros de diabetes e a necessidade de reduzir ou cortar certos tipos de alimento para melhorar o funcionamento do organismo. Quando isso acontece, nem sempre a família está preparada para trazer as soluções necessárias ao idoso.

O cuidador de idosos, por sua vez, não cuida apenas da higiene e da segurança do assistido. Outra atribuição, desconhecida por muitos, diz respeito à possibilidade de elaborar a alimentação indicada pelo médico e/ ou nutricionista em conjunto  com o paciente. Ao criar uma rotina alimentar mais saudável, o assistido passa a ter inúmeros benefícios.

Um deles é a organização de horários para as refeições. A disciplina estabelecida ajuda a trazer o ritmo dos atendimentos para o cotidiano do indivíduo, aspecto determinante para os resultados. Além disso, a adequação dos nutrientes e alimentos é importante não apenas quando se pensa nas restrições: o consumo de proteínas e compostos corretos ajuda a manter níveis saudáveis de hormônios e do funcionamento do organismo como um todo.

 

Além da alimentação, destaque para a hidratação

Você sabia que a qualidade de vida pode ser melhorada a partir do que se consome? Essa afirmação se aplica a todos os públicos, mas, na terceira idade, é ainda mais determinante para trazer saúde e bem-estar. Com o cuidador de idosos na residência, a família já não precisa se preocupar se as recomendações médicas estão sendo seguidas, especialmente com a contratação de planos de empresas de referência no segmento de cuidado.

Nesse sentido, a hidratação é outro pilar muito significativo para a saúde do assistido. Os cuidadores de idosos costumam dar atenção especial a esse ponto, já que a falta de líquidos no corpo pode trazer prejuízos graves ao organismo e é comum o idoso ter mais dificuldade de ingerir líquidos ao longo do dia. Além de desequilíbrios no sistema nervoso, mal-estar e possível confusão mental, a desidratação pode levar o idoso ao hospital, com necessidade de internação.

 

Como ter mais benefícios na rotina alimentar do seu ente querido?

Contratar um cuidados de idosos com conhecimento e expertise é o melhor meio de garantir as bases para um cotidiano saudável a quem você ama. Na falta de um especialista, o cuidado de um membro da família é funcional, principalmente nos casos em que o idoso mora sozinho.

Mas vale lembrar que os benefícios nutricionais, de hidratação e da rotina alimentar como um todo são resultado da presença de um suporte profissional no lar. Para o assistido, o conhecimento do cuidador e as soluções encontradas no dia-a-dia são o que garante resultados mais eficientes

Por isso, seja para manter a dieta de acordo com as restrições médicas ou aproveitar os ganhos físicos e cognitivos dos nutrientes, um especialista em cuidado é o ideal.  Os pontos positivos que a contratação de um cuidador de idosos traz à rotina do assistido são inúmeros, e você pode conferir mais informações sobre o assunto acompanhando as postagens do nosso blog.