Cuidado e inovação: novo tratamento para Parkinson, aprovado nos EUA, promete mais estabilidade e conforto

Cuidar de uma pessoa querida com Parkinson é uma tarefa desafiadora, compartilhada por famílias ao redor do planeta, que buscam maneiras de proporcionar conforto e qualidade de vida aos seus familiares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a segunda doença neurodegenerativa mais presente no mundo, ficando atrás apenas do Alzheimer. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas vivam com a condição. No Brasil, esse número é de aproximadamente 200 mil pessoas, de acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Não existe uma cura definitiva para a doença, que é mais comum entre pessoas idosas, mas com os cuidados especializados, há alívio nos sintomas e o paciente tem uma maior qualidade de vida. 

Agora, uma novidade no tratamento do Parkinson, aprovada recentemente nos Estados Unidos, está trazendo novas esperanças para pacientes e familiares: o Onapgo.

O que é Onapgo?

No início de fevereiro, a FDA (Food and Drug Administration ou Administração de Alimentos e Medicamentos), órgão do departamento de saúde dos Estados Unidos, aprovou a comercialização do Onapgo, um tratamento que usa tecnologia inovadora para aprimorar o controle da doença e proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes.

O Onapgo é um dispositivo portátil e pequeno que fornece infusões contínuas sob a pele do paciente, sem a necessidade de administrar injeções frequentes ou passar por um procedimento cirúrgico. Ele ajuda a manter os efeitos do tratamento por mais tempo, reduzindo os períodos em que os sintomas do Parkinson voltam a aparecer entre uma dose e outra dos medicamentos tradicionais.

Esses episódios são mais comuns em pacientes que convivem com a doença há muitos anos ou que fazem uso prolongado da levodopa – o tratamento padrão para o Parkinson. Durante esses intervalos do medicamento, sintomas motores involuntários se tornam mais evidentes, afetando a mobilidade e a independência..

Ao proporcionar um fluxo contínuo, o Onapgo pode reduzir as oscilações entre os períodos de controle e desconforto, trazendo alívio ao dia a dia dos pacientes.

Desempenho de Onapgo nos experimentos

O Onapgo está sendo considerado um marco no controle do Parkinson, com potencial para trazer mais conforto e qualidade de vida às pessoas que enfrentam a condição.

O diretor do Centro da Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento de Boca Raton, na Flórida, Stuart Isaacson, explicou ao New Atlas que, com a progressão da doença, a levodopa se torna menos eficaz para manter um controle motor estável.

Por sua vez, o mecanismo de ação do Onapgo pode contribuir para uma melhora mais previsível dos sintomas.

Além disso, a diretora-executiva da Associação de Provedores de Práticas Avançadas em Distúrbios do Movimento, Kelly Papesh, explicou ao NeurobiologyLive que o tratamento pode tornar o cuidado mais individualizado e efetivo aos pacientes que convivem com a doença.

(Fonte: New Atlas)

A importância da descoberta: Como o Onapgo pode revolucionar o tratamento do Parkinson?

O Onapgo está sendo considerado um marco no controle do Parkinson, com potencial para trazer mais conforto e qualidade de vida às pessoas que enfrentam a condição.

O diretor do Centro da Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento de Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos, Stuart Isaacson, explicou ao New Atlas, que com a progressão da doença, a levodopa se torna menos eficaz para manter um controle motor estável.

Por sua vez, o mecanismo de ação do Onapgo pode contribuir para uma melhora mais previsível dos sintomas.

Além disso, a diretora-executiva da Associação de Provedores de Práticas Avançadas em Distúrbios do Movimento, Kelly Papesh, explicou ao NeurobiologyLive que o tratamento pode tornar o cuidado mais individualizado e efetivo aos pacientes que convivem com a doença.

Os próximos passos

A notícia da aprovação de um tratamento capaz de reduzir os momentos de instabilidade e melhorar o controle dos sintomas do Parkinson nos enche de esperança. A partir de agora, é essencial acompanhar novos relatos sobre a eficácia do Onapgo na prática, para obter mais informações sobre seu impacto a longo prazo.

Confirmando-se os benefícios do dispositivo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença, sua chegada ao Brasil dependerá da aprovação pelos órgãos regulatórios nacionais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Lembramos ainda que, apesar do potencial promissor do Onapgo, a decisão de aderir a um novo tratamento para o Parkinson deve ser feita em conjunto com um médico especialista.

A especialista em cuidados da Senior Concierge, Salete Melo, reforça a importância da busca por novas soluções para o bem-estar dos idosos: “Quando falamos em cuidados com a saúde da pessoa idosa, pensamos em medidas que proporcionem conforto e autonomia ao seu dia a dia, aliviando os sintomas que podem surgir em doenças como o Parkinson. Por isso, ficamos empolgados com a possibilidade de um tratamento capaz de reduzir os momentos de incômodo desses pacientes.”

“Enquanto o tratamento não chega ao Brasil, continuamos investindo em conhecimento e especialização para proporcionar o melhor cuidado possível aos nossos assistidos que convivem com o Parkinson”, completou.

Cuidados personalizados para quem você mais ama

Na Senior Concierge, acreditamos que cada paciente e cada família são únicos. Por isso, nos dedicamos em manter nossa equipe sempre atualizada para oferecer informações confiáveis, orientações seguras e cuidados personalizados para atender às necessidades individuais dos nossos assistidos.

Além do tratamento médico, uma equipe multidisciplinar pode ser essencial para promover conforto, qualidade de vida e autonomia para as pessoas idosas que convivem com a doença.

Além de profissionais especializados no atendimento humanizado aos pacientes com Parkinson, nós disponibilizamos soluções tecnológicas para análise de rigidez e risco de queda e equilíbrio.

Se você tem um familiar com Parkinson e deseja saber como podemos auxiliar no cuidado, entre em contato conosco. 

Estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário.

Fonte: New Atlas