Uma dúvida muito comum que chega até a nossa equipe diz respeito à similaridade entre as ocupações, segundo a opinião de boa parte das famílias. Ainda que, em um primeiro momento, os profissionais pareçam exercer as mesmas atividades, na prática não é realmente assim.
Um exemplo é a composição da equipe da Senior Concierge. Contamos com cuidadores habilitados a cumprirem seus atendimentos com excelência, devidamente amparados por enfermeiros do nosso time de supervisão. Ou seja, no dia-a-dia eles são, ainda, especialistas que podem perfeitamente trabalhar em conjunto. Acompanhe o artigo que preparamos e entenda a diferença entre eles!
Vamos lá?
O papel do cuidador de idosos
O cuidador de idosos é um profissional habilitado para as tarefas relacionadas, como o nome sugere, ao cuidado diário com o assistido. Entre elas, estão as atribuições de higiene, apoio de mobilidade, troca de roupas e estímulos. Os estímulos, por sinal, fazem parte do protocolo aqui da Senior Concierge.
A oferta adequada dos mesmos, sejam físicos, cognitivos ou sociais, tem relevância em atendimentos para quadros de doença e mesmo prevenção de sintomas. Na prática, isso significa que o cuidador é alguém que pode oferecer suporte integral ao assistido, em suas mais variadas atividades dentro e fora de casa.
E os enfermeiros?
Os enfermeiros são especialistas no cuidado com a saúde, de maneira mais específica. Quando falamos de um profissional de enfermagem, ele pode ser com formação desde de técnica até graduação.
No caso dos idosos, por exemplo, os enfermeiros podem atuar com medicamentos venosos, por exemplo. Comparados aos cuidadores, exercem um papel menos abrangente, mas não menos importante.
Uma boa forma de trabalho, como a que é realizada na Senior Concierge, é a integração das atribuições de ambos. Você sabe o que isso significa? A nossa equipe é composta por profissionais multidisciplinares e, como priorizamos a qualidade do atendimento, a supervisão é fundamental.
Nossas supervisoras têm,em geral, justamente, formação em enfermagem. Desse modo, elas acompanham de perto a evolução da assistência oferecida, bem como o estado de saúde do assistido. O resultado da integração de diferentes habilitações profissionais é uma vivência muito mais eficiente, com destaque para a observação de diversos aspectos simultaneamente. Para as ações preventivas, esse é um pilar ainda mais importante, que contribui significativamente para a qualidade de vida do idoso.
Talvez você esteja se perguntando: como vou saber se o meu familiar precisa de um cuidador ou de um técnico de enfermagem? Tudo depende do tipo de cuidado necessário, e se o mesmo tem a ver com saúde em termos práticos ou se relaciona a um apoio individualizado ao longo do dia. Nossos supervisores estão aptos a entender a complexidade de cada caso e indicar o melhor profissional.
Entre em contato conosco e saiba mais!
É normal que as famílias tenham dúvidas quanto ao papel de cada tipo de profissional no cuidado com o idoso. O cuidador de idosos particular costuma ter cursos para a realização do trabalho de apoio diário, assim como ocorre na nossa equipe. A diferença é que, na Senior Concierge, esse especialista tem uma rede de apoio, além de treinamentos específicos e contínuos.
Os enfermeiros, por sua formação, geralmente são os responsáveis pela supervisão das equipes de cuidadores. Quem contrata serviços de referência conosco sabe: monitorar o que é realizado é a melhor forma de investir verdadeiramente em bem-estar e conforto na terceira idade.
Ainda não conhece o nosso amplo catálogo de soluções? Entre em contato com os nossos consultores e saiba o que a Senior Concierge tem a oferecer a quem você mais ama. Cuidadores de idosos e enfermeiros, trabalhando em conjunto, fazem parte do nosso compromisso com a evolução da saúde física e mental do assistido. Aguardamos o seu contato!