Dados imperdíveis sobre a vida dos idosos no Brasil: leia agora

Os idosos no Brasil fazem parte de um grupo cada vez maior, mais ativo e funcional; pensando em te ajudar a entender melhor essa realidade atual, criamos este artigo que vai te mostrar alguns dados essenciais sobre a vida deles. Boa leitura! 

De acordo com a divulgação do Censo 2022, as pessoas idosas (a partir dos 60 anos) do nosso país são 15,6% da população, com aumento de 56% em comparação com 2010 – neste período, o percentual era de 10,8% da população.

É um crescimento considerável, especialmente se levarmos em consideração que entre o início de 2020 e maio de 2023 estivemos em pandemia devido à Covid-19, que tirou muitas vidas no Brasil e no mundo. 

Importância do entretenimento na terceira idade

Você já parou para pensar no quão especial é participar de eventos na terceira idade? É uma oportunidade incrível de se conectar, compartilhar experiências e criar novas memórias que vão aquecer o coração por toda a vida.

Em nossa jornada pela vida, é natural que a terceira idade nos traga uma riqueza única de sabedoria e vivências. 

Participar de eventos nesse período é uma maneira maravilhosa de celebrar essa fase, de se manter ativo, de conhecer novas pessoas e de se envolver em atividades que nos fazem sentir vivos e presentes.

Seja um clube de leitura, uma aula de dança, um grupo de caminhada ou até mesmo um workshop sobre um tema interessante, cada evento oferece a oportunidade de aprender, crescer e se divertir. 

Além disso, estar cercado de pessoas que compartilham interesses semelhantes pode trazer um senso de comunidade e pertencimento que é simplesmente incrível.

Leia também >> Longevidade com qualidade de vida: idosos felizes vivem mais

Qualidade de vida da pessoa idosa no Brasil

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, a cidade brasileira com maior tendência à qualidade de vida é o município de São Caetano do Sul, a partir de uma análise que usou fontes como IBGE, DataSUS e INSS. Os fatores avaliados fazem parte dos campos de saúde, socioambiental e economia. 

Vitória, Santos, Florianópolis e Curitiba ocupam as posições seguintes, respectivamente, no ranking do Instituto Longevidade. Ou seja, as regiões Sudeste e Sul possuem as melhores cidades para um idoso viver, proporcionando os recursos necessários para um envelhecimento prazeroso e saudável.

Longevidade

As pessoas idosas de hoje são claramente mais ativas do que aquelas de décadas atrás, conhecidas pela ociosidade – claro que esta é uma ideia ultrapassada e até pejorativa, especialmente nos tempos atuais. Pensando nisso, fizemos uma lista, divulgada pelo IBGE, com as principais formas de lazer dessa parcela da população:

54,8% relataram participar de atividades de lazer pelo menos uma vez por semana.

As mais frequentes são:

  • Caminhadas (42,2%);
  • Visitas a familiares e amigos (38,4%);
  • Assistir televisão (35,8%);
  • Participação em grupos religiosos (28,9%);
  • Leitura (27,5%).

Ainda que sejam números animadores, perceba que não existem atividades regulares e eventos pensados especificamente para eles, levando suas necessidades em consideração. É preciso que os órgãos públicos avaliem essa carência e levem em consideração as perspectivas da terceira idade com mais empatia e planejamento.

Medidas práticas para proporcionar uma vida mais ativa à pessoa idosa

  • Conversar com a pessoa idosa para identificar atividades que tragam alegria e satisfação.
  • Sugerir atividades variadas, como caminhadas, dança, natação, yoga, tai chi chuan, leitura, visitas a museus, teatros e shows, participação em oficinas de arte.
  • Participar de atividades junto ao idoso, proporcionando companhia e incentivo.

Auxiliar na comunicação com amigos e familiares, utilizando ferramentas digitais e meios de comunicação.

  • Criar oportunidades para a pessoa na terceira idade se sentir conectada e integrada à sua comunidade.
  • Consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se a pessoa idosa tiver alguma condição médica.
  • Estimule-o a encontrar maneiras de se exercitar no dia a dia, como usar as escadas em vez do elevador.

Dicas de ouro

  • Mantenha um ambiente seguro e acessível para a prática de atividades físicas.
  • A pessoa idosa deve usar roupas e calçados adequados para cada atividade.
  • Beber bastante água antes, durante e depois de se exercitar é o caminho fundamental para evitar desidratações.
  • Incentive-o a alimentar-se de forma saudável para ter energia para as atividades.
  • Dormir bem para se recuperar da fadiga física é essencial.
  • Procure ajuda profissional se precisar de orientação ou apoio para a pessoa idosa.

Conclusão

A partir destes dados coletados por fontes seguras do Brasil e do mundo, é possível concluirmos que, o aumento do número de pessoas idosas nas populações traz consigo também a atenção para que possamos ter ações que tragam prevenção e cuidados que possam trazer uma longevidade que não se reflete apenas na idade alcançada, mas no bem -estar. 

Na busca por longevidade, é fundamental pensarmos em cada fator que contribui para como um todo, os estímulos físicos, mentais e sociais e, assim, alcançar um envelhecimento assistido e com qualidade de vida. 
Gostou do artigo? Aproveite para ler também este material >>Mulher madura e bem-estar: corpo, alma e mente saudável