O Brasil vem se tornando um país mais idoso com o passar do tempo. Por essa razão, a saúde e o cuidado com esse grupo vem se tornando cada vez mais uma prioridade. O entretenimento para idosos, embora nem sempre seja lembrado, é um pilar fundamental nesse contexto.
As atividades realizadas pelos idosos no dia a dia são determinantes para a obtenção de mais qualidade de vida e bem-estar. Especialmente para os indivíduos que moram sozinhos, é preciso um olhar atento por parte dos familiares. Siga a leitura e saiba mais sobre a importância do entretenimento para os idosos na rotina.
Vamos lá?
Por que investir em entretenimento para idosos?
De fato, o entretenimento pode ser relacionado a um senso de diversão. Indo além, o lazer do idoso é significativo para manter as capacidades físicas e emocionais dos indivíduos. O entretenimento para os idosos, portanto, interfere no bem-estar físico e promove mais saúde muscular e equilíbrio, além de gerar melhoria das aptidões motoras.
Mentalmente, o sistema cognitivo é beneficiado com o estímulo de habilidades como raciocínio, memória e lógica. As atividades realizadas em grupos ou com amigos ainda impulsionam a socialização, que também estimula as funções cognitivas e ajuda a criar laços. Assim, o idoso se sente mais aceito e confiante, o que eleva a sua qualidade de vida.
Dicas para o entretenimento do seu familiar idoso
Não faltam opções de lazer para os idosos. Muito se fala sobre a atividade física, que é de extrema importância para essa faixa etária. No entanto, existem diversas formas de tornar o entretenimento para idosos ainda mais atrativo. Cinema e teatro são alternativas, assim como o estímulo à leitura, dependendo das suas preferências. Artesanato, pintura e trabalhos manuais também são viáveis e aconselhadas.
Fisicamente, o entretenimento para idosos pode abranger aulas de hidroginástica, pilates, yoga e até mesmo a dança. As caminhadas são outro meio de tornar a rotina dos idosos mais atrativa e desafiadora, trazendo benefícios para o corpo e a mente. E tem mais: a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada desse público na busca por mais lazer.
Os jogos interativos são uma união entre socialização e estímulo cognitivo. Dominó, palavras-cruzadas e jogos de tabuleiro funcionam como entretenimento para o idoso, especialmente em sessões grupais. Mesmo para aqueles que moram sozinhos, existem opções digitais de jogos e expansão da interação social. Segundo um levantamento do CNDL, entre 2018 e 2021 o índice de idosos que acessam a internet passou de 68% para 97%, reforçando o valor desse espaço para criar interação e diversão.
Vale lembrar que toda prática física deve ser realizada após a avaliação de um médico especialista. Os profissionais conseguem informar quais atividades são as mais indicadas, além da intensidade e da frequência. Lazer é sinônimo de saúde, mas precisa de atenção para evitar excessos.
Saúde do idoso: cuidado físico, mental e emocional
Levantamento indica que 97% dos idosos brasileiros acessam a internet
Atividades físicas, jogos, leitura e eventos culturais são opções indicadas para os idosos. Principalmente quando realizadas em grupo, são formas de estimular o sistema cognitivo e o corpo, prevenindo contra doenças e melhorando a qualidade de vida. Com isso, o sono melhora e as relações interpessoais também.
Como mencionado, o entretenimento para idosos é um aspecto que influencia, ainda, a independência e a autonomia dos idosos. Afinal, a interação com outras pessoas e práticas variadas se desdobram em benefícios físicos, emocionais e cognitivos. Do mesmo modo, existem inúmeras tividades que podem estimular a memória desses idosos.