Uma pergunta comum sobre cuidador de idosos diz respeito à natureza de seu trabalho. Por se tratar de um trabalho com impactos extremamente relevantes no bem-estar dos pacientes, é comum que os familiares tenham diversas dúvidas. A abrangência do tema tem muito a ver, inclusive, com habilitação e reconhecimento.
Ao longo do artigo, você vai descobrir como o cuidador de idosos se insere na área da saúde, a importância das suas atribuições e o papel das empresas especializadas. Adiantamos que confiança no serviço contratado é essencial, assim como um suporte integral para casos de necessidade.
Siga a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que significa bem-estar na terceira idade?
A saúde, na terceira idade, é ainda mais digna de atenção do que em outras etapas da vida. Sinônimo de bem-estar integral, a saúde envolve o pleno funcionamento das funções físicas, mentais e emocionais dos indivíduos. O próprio processo de envelhecimento é uma das causas das possíveis dificuldades encontradas.
Não à toa, é comum que os familiares contratem profissionais de saúde para suporte ocasional ou diário para os idosos. Existem diversos tipos de serviço e modalidades de contratação disponíveis, e os cuidadores de idosos são aqueles especialistas com uma abrangente gama de afazeres.
Seu trabalho envolve apoio na rotina, banhos, trocas de roupa, acompanhamento em atividades dentro e fora de casa, entre outras atribuições. Os estímulos oferecidos são um diferencial, bem como a certeza de que o idoso não estará sozinho, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes e quedas, por exemplo. Portanto, bem-estar na terceira idade pode ser entendido como qualidade de vida e autonomia.
Cuidador de idosos e a especialização na saúde
Afinal, os cuidadores de idosos são profissionais de saúde? Por sua habilitação, são especialistas da área de saúde, embora não haja reconhecimento por parte da sociedade. De modo geral, são entendidos como profissionais de saúde aqueles que possuem formação acadêmica nos mais variados segmentos de cuidado.
Os cuidadores de idosos possuem, em seus currículos, cursos técnicos que os tornam aptos a exercerem suas tarefas no dia-a-dia. A ausência de uma formação propriamente dita, com exceção dos que são também enfermeiros, faz com que o público tenha incertezas. As dúvidas fazem com que muitos deixem de contratar cuidadores, por não saberem o que esperar do processo.
Para trazer mais tranquilidade aos familiares e um serviço de excelência aos assistidos, há empresas que oferecem soluções especializadas para a terceira idade. Ao contratar um serviço terceirizado, as famílias têm acesso a avaliações profissionais, equipes multidisciplinares e suporte a qualquer momento.
A principal vantagem das empresas é a confiança. Ao pesquisar referências e se informar antes do contrato, os familiares se sentem mais seguros e oferecem aos idosos o que há de melhor em saúde e bem-estar. Mesmo particulares, os cuidadores são sim especialistas da área de saúde. No entanto, as soluções das companhias envolvem todas as instâncias de cuidado necessárias.
Todo tipo de cuidado faz a diferença, mas confiança é imprescindível
A falta de reconhecimento no que se refere ao cuidado com as pessoas na terceira idade traz questionamentos sobre a viabilidade de um cuidador no lar do assistido. Por serem especialistas em pacientes idosos, não há dúvidas sobre suas contribuições no dia-a-dia. Por outro lado, a ausência de uma formação acadêmica pode trazer desconfiança a quem contrata.
Optar por uma empresa do segmento é uma ótima saída, pois traz confiança e respaldo para os familiares. Além da formação inicial, aqui na Senior Concierge os profissionais possuem treinamentos contínuos, suporte de supervisão e análise contínua. Além disso, toda a parte burocrática fica sob responsabilidade da companhia, e existem diversos tipos de serviço que podem ser contratados. Ao terceirizar, você garante o melhor a quem ama. Quais outros temas você quer ver aqui no blog? Comente!