As viagens de fim de ano têm o poder de unir familiares mais do que em qualquer outros momentos. A magia das férias escolares, licença do trabalho e muito ânimo tornam esse período ainda mais especial.
Porém, existe um fator que gera algumas dúvidas durante esse planejamento: o que fazer para que meus pais viagem junto conosco, com total suporte às suas necessidades?
Outro questionamento importante está relacionado à possível negativa dos idosos em participar dessas viagens. Neste caso, devo procurar ajuda profissional para este tempo em que estarei fora?
Como ensanduichados que amam seus entes queridos, é natural nós encararmos um pouco essas dúvidas, especialmente no caso de idosos mais independentes, que vivem em suas próprias casas.
Enfim, ocorre uma avalanche de questionamentos, que muitas vezes podem trazer estresse aos familiares. Mas para cada uma dessas dúvidas existem soluções simples e bem ao alcance de suas mãos.
Os idosos nas viagens de fim de ano
Vamos supor que você conseguiu convencer seus pais a irem junto durante as férias. A grande dúvida passa a ser: como planejar momentos de diversão, levando em consideração as necessidades especiais que envolvem os idosos nestes eventos?
Esta é a hora que a Senior Concierge pode te ajudar. Oferecemos serviços especiais para essas ocasiões atípicas, em que é necessário unir leveza e cuidados; diversão e cautela.
Você também pode ler >> Envelhecimento ativo: como estimular a interatividade do idoso?
Senior Interativo
Este serviço é ideal para aqueles que precisam de apoio inicial ou de estimulação cognitiva. É indicado também para pessoas que não necessariamente carecem de cuidados integrais, mas sim, companhia para eventos tópicos ou mesmo apoio na rotina.
Vale lembrar que todas as atividades realizadas são previamente combinadas com o idoso e seus familiares. E no caso de uma viagem, esse planejamento é ainda mais necessário e proveitoso – para todos os envolvidos.
Durante este período, você contará com o apoio de um acompanhante preparado para dar suporte ao idoso em todas as situações. Ele irá estabelecer uma rotina segura para seus pais durante a viagem, com atividades que podem ser realizadas junto aos familiares ou em momentos individuais.
Caminhadas em locais arejados
A caminhada é a prática mais intergeracional que existe. É democrática e se adapta ao ritmo dos envolvidos. No caso dos idosos, a preparação é o segredo para o sucesso da atividade. Desde a escolha do calçado, passando pelo local escolhido, até a hidratação do idoso, são fatores que devem ser observados com atenção.
Passeios por locais turísticos
Visitar uma cidade diferente pode envolver passeios turísticos a pontos que algumas vezes estão cheios de outros visitantes. É por isso que o acompanhante estará atento aos melhores horários para o conforto e satisfação do idoso.
Alimentação diferenciada
Muitos pais de ensanduichados precisam adotar uma alimentação especial ou em horários específicos, seja por recomendações médicas ou necessidade própria. Para isso, um cuidador que acompanhe de perto nesses momentos, oferecendo a alimentação adequada ao idoso, pode fazer toda a diferença durante a viagem, uma vez que essa importante rotina deve ser mantida.
Você também pode ler >> 5 fatos sobre a importância do controle de peso na terceira idade
Idosos que optaram por ficar em casa
Caso você precise viajar, e os seus pais, por algum motivo, não se sintam confortáveis para acompanhar a família, o nosso serviço garante segurança, conforto e o bom atendimento dos idosos, propondo até mesmo atividades dentro de casa, ou mesmo passeios que podem ser programados.
Visita a um museu
Passeios culturais fazem muito bem aos idosos, uma vez que proporcionam conhecimento e interatividade. Além disso, conectam os órgãos do corpo, como o coração e a mente, como um auxílio para tratamentos físicos e psicológicos.
Hobbies
A prática de atividades prazerosas costuma fazer muito bem para a cabeça e para o corpo dos idosos. Eles podem adquirir novos hobbies, como a pintura, o tricô e cerâmica, que são manuais. Ou, para um maior estímulo cognitivo, o acompanhante pode ajudá-lo a aprender um novo idioma ou instrumento musical. São muitas as opções disponíveis. O importante é ocupar a mente e proporcionar satisfação e bem-estar para o idoso.
Em conclusão
Para um fim de ano mais tranquilo e pleno, nada melhor do que contar com todo suporte possível para seus pais. Na hora de ouví-lo e aceitar sua decisão sobre a viagem, lembre-se de ser compreensivo e carinhoso.
Conte com a Senior Concierge para facilitar o seu fim de ano. Aqui no site, você encontra opções sob medida para todo tipo de necessidade, sempre com o seu ente querido como prioridade. Afinal, somos uma empresa que garante soluções individualizadas para idosos, com experiência e expertise. Entre em contato com os nossos consultores para saber mais!