Nos dias atuais, a questão carreira x família é uma das que mais traz dúvidas às pessoas. Ao longo da vida, são comuns os questionamentos dessa natureza, em especial para as pessoas mais jovens. Com isso, filhos e netos se deparam constantemente com esse conflito.
As responsabilidades do cotidiano acabam por se misturar, e pode surgir uma suposta necessidade de escolha. O que é mais importante para você, a família ou a carreira? Ao longo do artigo, você vai saber mais sobre essa realidade. Vamos apresentar dicas para que você possa lidar com a situação de maneira mais leve e saudável, o que é fundamental nos dias de hoje.
Aproveite a leitura e saiba mais!
Carreira x família no dia a dia
O principal sentimento que atinge filhos e netos no cotidiano, quando se trata de carreira x família, é o de sobrecarga. Afinal, as pressões podem vir de todos os lados, e acabam significando problemas aparentemente sem solução. No entanto, não se trata de dois aspectos antagônicos.
O que realmente causa dificuldades aos filhos e netos, na maior parte das vezes, não é o acúmulo de responsabilidades em si. O senso de obrigação diante de uma escolha é que torna o processo mais desgastante para os indivíduos. Na prática, é como se fosse preciso optar por apenas um dos pilares mencionados, em vez de equilibrá-los.
De modo geral, o que esse grupo sente é insatisfação: você sente que deveria dedicar mais tempo aos familiares? Sente que poderia ir além profissionalmente? Se a resposta for sim, é comum que você sinta algum desses sinais: relações descompensadas, ansiedade, falta de motivação e estresse. Respostas físicas também são normais, como insônia, obesidade, saúde prejudicada e problemas de concentração.
O equilíbrio entre família e trabalho
A dualidade carreira x família tende a ser profundamente desgastante. Mais do que isso, ela costuma trazer à tona sentimentos de culpa e arrependimento, além das conhecidas pressões a respeito de qual caminho priorizar. Desse modo, a situação não é saudável, sendo prejudicial em vários níveis.
Estão em jogo a qualidade das relações, a leveza dos sentimentos e a saúde, tanto física quanto mental. Por isso, a melhor saída é entender como você se sente hoje. De um lado estão avós, pais e filhos e, do outro, o trabalho. O ponto de onde vem o ápice das cobranças pode ser qualquer um dos dois, ou mesmo ambos, mas a situação vai ser sempre a mesma.
Como solucionar a equação carreira x família colocando o foco exatamente nesses pilares? O primeiro passo é equilibrar os dois lados da situação, pois colocar o foco em apenas uma das duas questões tira o destaque do ponto principal: você. Ao entender que os desafios são normais e que não há problema em não encontrar todas as respostas, é possível levar essa etapa com mais calma e tranquilidade.
No dia a dia, se o trabalho ou a família precisam momentaneamente de mais atenção, não é preciso deixar o restante de lado. O segredo é sempre equilíbrio, que não precisa ser exatamente proporcional. Um pouco de atenção a um aspecto da vida enquanto outro está no centro é uma forma de evitar a manifestação de sintomas psicossomáticos de esgotamento.
Atenção equilibrada não precisa ser sinônimo de negligência
O contraponto carreira x família é extremamente corriqueiro nos dias de hoje. Em meio a rotinas atribuladas e falta de tempo, pessoas mais jovens acabam divididas entre a atenção dada ao trabalho e à família. Por serem considerados importantes pela maioria dos indivíduos, a escolha do que deve ser a prioridade não é benéfica para a saúde, nem para as relações.
Buscar mais equilíbrio pode não ser simples como parece. O ideal é se questionar, em diferentes momentos, qual aspecto da sua vida precisa de uma atenção extra. Aos outros, evitar qualquer tipo de descuido mais grave é a melhor solução. Logo, as prioridades podem se alternar sem dificuldades.
O pior lado do conflito carreira x família é quando os filhos ou netos acabam negligenciando ambos os lados. No momento em que isso acontece, muitos avós precisam de apoio no dia a dia, devido ao processo de envelhecimento e limitações comuns da idade. Se você se encaixa nesse perfil, não espere um pedido de ajuda de quem você ama. Que tal dar um passo ativo nesse sentido agora, em 2022?