Os pacientes com Alzheimer precisam de apoio individualizado e ainda mais específico. Isso porque a doença, ao comprometer as habilidades e a autonomia do paciente, leva a uma dependência maior que varia de um indivíduo para outro. Em todos os casos, um profissional especializado garante o suporte necessário.
Em meio a tantos cuidadores particulares e planos de empresas especializadas, é comum que os familiares tenham dúvidas na hora de contratar. Você quer dar esse passo de forma consciente para trazer os benefícios esperados a quem você ama? Acompanhe o conteúdo que preparamos e conheça os diferenciais dos cuidadores de idosos especializados em pacientes com a doença.
Boa leitura!
A rotina do idoso com Alzheimer
O diagnóstico do Alzheimer traz dúvidas e inseguranças para os familiares. A ausência de um cuidado profissional ou a companhia de um membro da família, por exemplo, não são as melhores formas de assegurar o suporte que o paciente precisa. A rotina do assistido, para que seja efetiva, precisa de dinâmicas e interações específicas, as quais possibilitem o estímulo tão necessário aos estágios da doença.
Os diferenciais dos cuidadores de idosos especialistas
Quando se fala em profissionais especializados no cuidado de pacientes com Alzheimer, é importante entender de que maneira a expertise do cuidador é capaz de impactar o dia-a-dia do assistido. Assim, além das atribuições rotineiras, os idosos que apresentam a doença necessitam de habilidades extras por parte dos especialistas.
Um cuidador que atua de forma particular ou em planos específicos de empresas, no caso do Alzheimer, se destaca por atributos com ênfase no desenvolvimento do indivíduo. Mais do que trazer mais segurança e tranquilidade à rotina, o foco é minimizar os impactos dos sintomas e seu agravamento. Conheça os diferenciais a seguir:
– Paciência: ao cuidar de um paciente com Alzheimer, é preciso que o profissional seja paciente. Estabelecer novas rotinas pode ser desafiador, bem como a oferta dos estímulos tão necessários nos estágios da doença. As oscilações do assistido, inclusive de humor, também exigem paciência de quem cuida.
– Olhar atento: é preciso que o cuidador de idosos esteja sempre em alerta contra possíveis acidentes, quedas ou desejos de fuga. A instabilidade dos pacientes ao longo do processo torna o olhar atento um grande diferencial do profissional especializado no cuidado de quem tem Alzheimer.
– Organização: ainda que o contexto seja possivelmente instável, o cuidador de idosos precisa estabelecer protocolos organizados. Atividades dentro e fora de casa, quando houver, horários de refeições e medicamentos e acompanhamento médico devem ser levados a sério e respeitados sempre.
Cuidado específico e qualidade de vida andam juntos
Os diferenciais dos cuidadores de idosos especializados em casos de Alzheimer não minimiza o valor de um especialista sem a aptidão específica. Um cuidador, por si só, possui habilitação para trazer mais qualidade de vida ao assistido em suas tarefas e cotidiano. O pilar que diferencia um especialista de outros cuidadores é a intensidade do impacto no dia-a-dia do paciente.
Se todo cuidador é capaz de promover melhora ao assistido, um especialista em quadros de Alzheimer dá ênfase aos estímulos diretamente relacionados aos prejuízos trazidos pela doença. Além disso, são profissionais ainda mais preparados para lidar com os desafios que o transtorno pode trazer aos atendimentos.
Por isso, embora possa parecer um investimento maior, o retorno obtido também é superior. As famílias, portanto, contratam um cuidador de idosos que possui formação mais extensa e vivência com o Alzheimer, o que traz resultados destacáveis. Além disso, possuir uma rede de apoio, como terapia ocupacional, por exemplo, pode trazer muitos benefícios. Você tem pais ou avós com a doença e precisa de cuidado especializado? Ao longo do artigo, você entendeu mais sobre o assunto e agora deixamos a pergunta: quais temas você quer ver aqui no blog? Comente!