4 razões para contratar um acompanhante de idosos

Você sabia que o cuidador de idosos também pode ser visto pela perspectiva de um acompanhante? Ao olhar o profissional dessa forma, muitas famílias conseguem compreender melhor as possibilidades do acompanhamento especializado para pais mais idosos ou avós com algum tipo de limitação.

A habilitação do cuidador permite que ele desenvolva uma rotina ampla com o assistido. Afinal, o conceito de bem-estar envolve diversos aspectos, que vão da saúde à segurança nas mais variadas atividades que fazem parte do dia-a-dia do idoso. Para saber as principais razões para contratar um acompanhante, confira o artigo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

Por que contratar um cuidador?

Os benefícios mais lembrados pelas famílias quando se fala em cuidador de idosos são aqueles relacionados a uma rotina com mais bem-estar e equilíbrio. No entanto, além dos afazeres diários que mantêm o paciente alimentado e hidratado da forma correta e o compromisso com a higiene, existem impactos positivos para a saúde como um todo.

Listamos as 4 razões pelas quais é viável contratar um cuidador de idosos para o seu familiar. Todas elas consideram o valor de diferentes abordagens e técnicas, explorando o potencial que esse profissional tem a oferecer na prevenção de doenças, no cuidado diário e no trabalho de aspectos mentais.

Confira:

  1. O cuidador de idosos é um pilar fundamental no combate à solidão. Na terceira idade, o isolamento aumenta as chances que o paciente tem de desenvolver quadros de depressão, por exemplo. No caso dos idosos que moram sozinhos, a companhia de outra pessoa é importantíssimo. Além da presença de outro indivíduo acabar com a sensação de isolamento, trata-se de uma forma de estimular habilidades cognitivas e a própria convivência.
  2. Contratar um cuidador é ter por perto um grande aliado da saúde. A maioria dos familiares pensa apenas na questão das doenças, e esse benefício é inegável. O profissional é habilitado para prevenir problemas de saúde e oferecer suporte no caso das doenças já existentes, mas há outro ponto a se destacar. Os idosos que precisam de apenas um apoio inicial, ou seja, têm receio de sair sozinhos, por exemplo, encontram no cuidador uma figura confiável.
  3. Cuidadores de idosos são sinônimo de segurança para o paciente. Para os assistidos que moram sozinhos ou têm membros da família que trabalham o dia todo, o profissional permanece por perto para trazer mais segurança e tranquilidade nas atividades diárias, dentro e fora de casa.
  4. A formação do cuidador dá a ele o embasamento necessário para oferecer a cada assistido o estímulo mais adequado, por meio de protocolos individualizados. Esse diferencial é determinante para a saúde mental do paciente, já que mantém suas funções cognitivas ativas e com funcionamento adequado. Mesmo quando não existe doença, estimular o idoso é um meio de evitar o aparecimento de sintomas.

Saiba o que o seu familiar mais precisa

Além das razões mencionadas para a contratação, é importante que a família saiba com precisão qual é a melhor  solução para o idoso. O envelhecimento é um processo extremamente diverso, de modo que somente uma avaliação profissional é capaz de indicar o melhor caminho a seguir.

Porém, a família tem informações de caráter humano e comportamental, além de aspectos da vivência do paciente. Com isso, os dados obtidos demonstram qual é a melhor maneira de conduzir cada caso, sempre com foco no bem-estar e na independência do assistido de modo integral.

Lembramos que o assunto tem múltiplos desdobramentos, mas os motivos listados para ter um cuidador ao lado do idoso são confirmados por especialistas. Conforto e saúde são o centro do cuidado com o paciente da terceira idade, e um profissional é o mais indicado para esse posto. Dúvidas sobre o assunto? Deixe a sua mensagem!