5 dicas para melhorar a qualidade do sono dos idosos

Quem tem familiares idosos pode já ter ouvido queixas sobre o período noturno. A qualidade do sono, como não poderia deixar de ser, é fundamental para uma vida mais plena e feliz, além de contribuir para o tão desejado envelhecimento ativo e saudável.

Isso porque, quando o idoso dorme bem, os ganhos se refletem nas atividades realizadas durante o dia. Além disso, a memória e a cognição se beneficiam enormemente, diferenciais para quem quer envelhecer com mais saúde e autonomia. Acompanhe o artigo que preparamos e saiba como a qualidade do sono do seu familiar pode ser melhorada.

Vamos lá!

A qualidade do sono na prática: 5 dicas de especialista

Como especialistas no assunto, trouxemos dicas que vão elevar a qualidade do sono do seu familiar idoso ao máximo. Os resultados são facilmente percebidos na qualidade de vida e na disposição ao realizar atividades, aspectos que têm tudo a ver com mais longevidade e satisfação.

Confira as dicas:

  1. Interação social e lazer de qualidade

Existe uma relação direta entre o dia vivido e a qualidade do sono. Quanto mais o idoso estimula o sistema neural e cognitivo, mais o organismo se prepara para uma noite restauradora. Além disso, atividades bem escolhidas evitam quadros de agitação e ansiedade, que atrapalham o sono.

  1. Redução de estimulantes

Entre os estimulantes, pode-se incluir as substâncias como cafeína, a adrenalina liberada durante as atividades físicas realizadas à noite e o uso de celulares, por exemplo. Cada um desses fatores pode prejudicar a qualidade do sono, tornando-o fracionado e mais superficial. Reduzir tais estímulos é fundamental.

  1. Revisão dos remédios em uso

É comum que os idosos tenham uma rotina que inclua o consumo de remédios. No entanto, é possível que as substâncias indicadas pelos médicos interfiram no sono. Desse modo, é preciso que os remédios sejam revistos quando o paciente apresenta insônia ou sono não reparador, por exemplo.

  1. Limite dos cochilos durante o dia

A qualidade do sono à noite pode ser prejudicada quando o idoso dorme muito durante o dia. Os cochilos não precisam ser eliminados da rotina, mas o ideal é que o descanso diurno seja reduzido e siga uma rotina que não interfira no sono do idoso. O mesmo vale para os cochilos à noite, em frente à televisão.

  1. Elaboração de uma rotina

Rotinas são uma forma de tornar o dia a dia do idoso mais confortável, e tornam o sono mais qualificado. Para isso, o recomendado é avaliar como o seu familiar idoso organiza as próprias atividades e o quanto as mesmas interferem positivamente ou negativamente na experiência noturna. 

Viver melhor sempre é possível

A melhoria da qualidade do sono do idoso é valiosa de inúmeras formas. Cientificamente, são comprovados os benefícios físicos e de saúde mental, que potencializam a vivência do idoso e permitem um envelhecimento com mais equilíbrio, força, boa memória e disposição. Além disso, sintomas de agitação e ansiedade podem ser minimizados.

Porém, há mais: a qualidade do sono nessa etapa da vida promove períodos mais bem aproveitados com a família e os amigos. Esse é um benefício subjetivo de grande valor, possibilitado com pequenas mudanças e acompanhamento profissional. O mesmo vale para a saúde da mulher madura, que pode ter uma vida mais plena com dicas práticas.