Diante dos benefícios da presença de uma cuidadora de idosos no lar, muitos familiares se sentem inseguros para contratar. Muitos têm dúvidas e não sabem se o paciente realmente vai ter a rotina impactada da forma como se espera. Além disso, há situações em que o investimento não necessariamente se aplica.
Logo, listamos os principais indícios de que o seu familiar precisa de um cuidador em casa. Ainda que só um item dessa lista faça sentido para o seu ente querido, a situação como um todo deve ser avaliada. Continue a leitura e identifique se chegou o momento de considerar um profissional de cuidados com a saúde.
Vamos lá?
Será que é hora de você contratar o serviço?
Filhos e netos, muitas vezes, consideram a contratação de uma cuidadora de idosos mas não sabem se é viável fazer essa escolha. Os principais sinais de necessidade podem ser observados no cotidiano da pessoa idosa, além de seu estado de saúde. Oscilações ou pioras repentinas também devem ser consideradas. A seguir, confira se o seu ente querido precisa desse cuidado:
– Seus pais ou avós precisam de acompanhamento médico ou exames
É corriqueiro que idosos tenham agendamentos médicos e exames. Quando os filhos ou netos têm agendas atribuladas, acaba se tornando complicado acompanhar o paciente. Se isso acontece na sua família, é preciso considerar a presença de um acompanhamento profissional, que se estende à residência do idoso e outras atividades externas, como lazer.
– É necessário fazer controle de medicamentos
O uso de medicamentos na terceira idade pode demandar atenção devido à sua complexidade. Por se tratar de um protocolo sério, deve ser seguido exatamente da maneira como o médico recomendou. Com a cuidadora de idosos, seu familiar não precisa se preocupar com a dinâmica envolvendo remédios, especialmente se essa se tornou uma dificuldade.
– O paciente tem restrições severas
Aqui, cabem limitações de movimento, como no caso de idosos acamados, ou restrições quanto às habilidades cognitivas. A perda de memória é um exemplo, já que compromete o dia-a-dia do indivíduo e diminui sua qualidade de vida, mesmo em idosos saudáveis.
– O idoso apresenta doenças
Existem quadros de saúde para os quais a contratação de uma cuidadora de idosos é altamente indicada. Entre eles, estão depressão, Alzheimer e doenças degenerativas, que necessitam de cuidados mais específicos. Se seus pais ou avós apresentam sintomas, sejam eles iniciais ou mais avançados, é recomendado avançar com o processo de contratação. Assim, é possível garantir mais conforto e qualidade de vida.
– Seu familiar não tem mais autonomia nas tarefas
A perda de autonomia nas tarefas é comum durante o processo de envelhecimento, mas pode evoluir a ponto de tornar a pessoa idosa completamente dependente de outros indivíduos. É importante, mesmo no início, ter um suporte, porém quanto maior a dependência é de suma importância buscar suporte profissional, especialmente para jornadas de trabalho mais extensas e abrangentes. Desse modo, o idoso não fica sozinho e consegue realizar as tarefas com o suporte necessário.
O impacto de uma cuidadora de idosos no lar quando necessário
Os benefícios da presença de uma cuidadora de idosos dizem respeito a um conceito chamado Personal Care. Na prática, isso dá aos familiares a responsabilidade de uma avaliação mais cuidadosa da rotina e do estado de saúde do idoso, já que a perda de autonomia, por exemplo, pode passar despercebida.
Quando a contratação é feita com sinais sutis ou sem gravidade, a qualidade de vida do assistido tem mais potencial para crescer. Com os estímulos adequados, o idoso consegue se desenvolver fisicamente e também aprimora suas habilidades cognitivas. Se você notar os sinais listados, é hora de procurar uma cuidadora de idosos particular ou uma empresa especializada. Acompanhe nosso blog e confira mais artigos sobre o assunto.