A catarata é uma doença que atinge muitos idosos. A condição pode ser causada por diversos fatores, mas a principal está relacionada à idade e, por isso, ela acaba tendo mais incidência nos maduros.
Cerca de 80% dos casos de catarata atingem o grupo de pessoas acima dos 60 anos e a doença pode ser responsável por diminuir a qualidade de vida de muitos idosos. Afinal, o problema clínico torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada.
A catarata está entre a principal causa de cegueira reversível do mundo, mas para modificar o quadro é preciso ficar atento aos sinais e levar seus familiares idosos ao oftalmologista com frequência para o diagnóstico.
Por isso, a Senior Concierge preparou um texto com tudo sobre o assunto para você ficar de olho. Acompanhe!
Quais são as causas da catarata em idosos?
A causa mais recorrente da catarata é o envelhecimento do cristalino, denominada catatara senil. Com o passar dos anos, a lente do cristalino sofre alterações causando opacidade na visão, um processo natural dos nossos olhos.
Junto à idade do paciente, alguns outros fatores explicam a causa da catarata em idosos. O tabagismo, por exemplo, é um fator de risco para o desenvolvimento da doença, uma vez que o cigarro apresenta um componente expressivo na formação da catarata.
Também há indícios que pacientes com diabetes têm mais chances de apresentarem catarata de forma precoce. Além disso, o uso contínuo de medicamentos à base de corticóide pode causar o problema clínico no paciente.
Quais são os sintomas da catarata em idosos?
Os sintomas típicos da catarata em idosos são visão embaçada e baixa de visão à noite. Por isso, se seus pais e avós se queixam de visão turva, têm dificuldades para enxergar de perto ou de longe ou de se adaptar à mudança do ambiente claro para o escuro e enxergam as cores com pouca tonalidade, o ideal é visitar um especialista.
A catarata não gera dor, vermelhidão ou provoca lágrimas. No entanto, alguns pacientes conseguem reparar a opacificação do cristalino do próprio olho, indicada por uma mancha leitosa na pupila.
Prestar auxílio ao familiar maduro em meio a correria do dia a dia nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, a Senior Concierge oferece o Senior Interativo, que pode ser um plano avulso também para um acompanhamento de consultas e exames. Solicite um orçamento agora mesmo!
Consequências da catarata em idosos
O desenvolvimento da catarata influencia diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos maduros. Imagine como é viver enxergando pouco e com outros incômodos decorrentes da visão.
Devido à diminuição da acuidade visual provocada pela catarata, os idosos têm até 70% mais chances de sofrerem quedas e até mesmo ficam mais propícios a desenvolverem depressão.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da catarata é feito por um oftalmologista. O profissional pode detectar a doença por meio de diversos exames, são eles: teste de acuidade visual, mapeamento de retina e exame de lâmpada de retina.
Com os procedimentos, o médico avalia a capacidade do paciente em enxergar e observa a estrutura ocular de forma ampliada. Esses exames são realizados em uma consulta de rotina.
Tratamento para catarata em idosos
O único tratamento para curar a catarata é a cirurgia. Embora muitos familiares tenham receio que seus pais e avós idosos passem pelo procedimento cirúrgico, a técnica evoluiu muito nas últimas décadas.
A tecnologia somada à experiência dos médicos reduziram significativamente o risco do procedimento, tornando-o muito seguro.
Para se ter uma ideia, a cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais realizado por oftalmologistas. Durando cerca de 20 minutos, a cirurgia consiste na retirada do cristalino opacificado e na introdução de uma lente intraocular nova.
A partir desse procedimento, se o paciente não apresentar nenhuma doença na córnea ou no nervo óptico, ele consegue ter uma recuperação total para voltar a enxergar bem novamente.
Quando fazer a cirurgia de catarata?
Como toda doença, o ideal não é deixar a catarata avançar, por isso a ida ao oftalmologista uma vez ao ano, a partir dos 60 anos, é ainda mais importante.
Há um tempo, existia um conceito de que era preciso esperar a catarata ficar madura antes de operar. Contudo, com as novas técnicas e equipamentos modernos é possível retirar a catarata até mesmo nos estágios iniciais.
Conheça o serviço pós-operatório com Welcome Home. Nossa equipe de cuidadores ou profissionais de enfermagem, oferecem os melhores cuidados pós-operatórios/cirúrgicos. Saiba mais clicando aqui!
Cuidado com os familiares idosos
A catarata diminui a capacidade de enxergar e está entre a principal causa de cegueira reversível do mundo. Como vimos acima, a doença pode causar consequências para os maduros e diminuir a qualidade de vida dos nossos pais e avós.
As mudanças do organismo causadas pelo avanço da idade podem trazer algumas complicações clínicas. Diferente de outros problemas comuns entre os maduros, a catarata é uma complicação que pode ser revertida com atenção, carinho e cuidado médico.
Precisando de apoio para cuidar dos seus pais e avós no pós-operatório? Conte com o auxílio da Senior Concierge!