Não gosto de cuidador de idosos, tem outra opção?

Ao longo da minha carreira me deparei muitas vezes com famílias que tinham dúvidas sobre contratar, ou não, um cuidador de idosos. E eu sempre acreditei que a conversa é a melhor solução para trazer informações relevantes e acalmar essas pessoas.

Por isso, decidi fazer este artigo.

Para escrevê-lo, usei como inspiração as conversas que tive ao longo dos anos, sempre que alguém dizia que não gosta de cuidador de idosos e se havia outras opções. Hoje vou explicar o conceito de aging in place, de homecare e por que uma empresa de cuidadores de idosos é a sua melhor alternativa, no lugar de contratar um cuidador de idosos por conta própria.

Então, vamos conversar. 

Veja também: Preciso de um cuidador de idosos com urgência: como agir neste caso?

Por que contratar um cuidador de idosos?

Cuidar de uma pessoa em idade avançada não é tarefa fácil. Ainda mais para famílias que não têm habilidades para o cuidado, sem um curso de formação adequado.

Especialmente na atenção a um parente que possua limitações físicas ou mentais, ao optar por ter o familiar em casa sem recorrer a clínicas ou outros locais, espera-se que o idoso se sinta mais confortável e acolhido.

Mas manter alguém debilitado em casa pode gerar estresse se a família não estiver preparada, e o primeiro dos benefícios em contratar um cuidador de idoso é contar com um profissional qualificado para oferecer conforto e segurança para toda a família.

O que é Home Care e o Aging in Place?

O conceito de home care deixa claro o que esses serviços representam para quem tem idoso em casa. “Home”, em português, significa “lar”, e “Care” pode ser traduzido por “cuidado”. Logo, contratar um serviço de Home Care significa desfrutar de “cuidado em casa”. 

Já o serviço de Aging in Place segue um princípio similar. Trata-se de tornar o lar mais confortável e propício para um envelhecimento saudável. 

Ainda que os serviços de cuidador e de Aging in Place tenham objetivos de atender pessoas em casa, eles se diferenciam em alguns aspectos: enquanto os cuidadores comuns focam nos cuidados pessoais de higiene, de alimentação, remédios e companhia aos idosos, os serviços de Aging in Place são bem mais abrangentes.

São serviços que oferecem todo o suporte necessário por meio do atendimento que abrange também desenvolvimentos cognitivos, atividades do dia a dia, passeios, entre tantos outros.

Saiba mais: O cuidador de idosos pode auxiliar nas atividades físicas do idoso?

Quais são as principais atividades dos cuidadores de idosos

As principais funções dentro dessa atividade são:

  • Auxiliar o idoso com sua alimentação diária, preparando a dieta conforme orientação de um médico ou nutricionista, se necessário;
  • Ajudar com a higiene do idoso, como banho, troca de fraldas geriátricas e lavagem de roupa de cama, quando necessário;
  • Fazer companhia e garantir o bem-estar ao longo do dia, com caminhadas, conversas, atividades lúdicas;
  • Dar remédios orais e controlar que a medicação seja feita nos horários corretos. Importante: as cuidadoras de idosos não podem receitar ou sugerir remédios, já que isso é função exclusiva do médico;
  • Aferição dos sinais vitais, como temperatura corporal, pressão arterial, níveis de glicose e outros;
  • Contato com SAMU e familiares, em casos de emergência;
  • Propor jogos e atividades;
  • Acompanhar em idas ao supermercado, farmácia, consultas, passeios, etc;
  • Garantir estímulos físicos e mentais para manter a saúde do idoso.

O sucesso dos cuidadores de idosos aparece nos números

No final de 2018, o Ministério do Trabalho divulgou que o número de cuidadores de idosos no país aumentou em 547%. O salto foi gigante: de 5.263 cuidadores em 2007 para 36.720 cuidadores em 2018. Estes números apontam um aquecimento no setor, já que muitas pessoas estão procurando se especializar na profissão de cuidador.

Cuidadores de idosos também ajudam em tratamentos de doenças?

Quando se fala em tratamento constante de doenças, a hospitalização é a primeira alternativa que surge como ideia, mas em alguns casos, o cuidado do paciente em sua residência promovido por cuidadores profissionais é extremamente benéfico por diversas situações como:

  • Diminuição das internações e dos custos hospitalares;
  • Profissionalismo no cuidado ao paciente;
  • Redução dos riscos de infecção hospitalar;
  • Atendimento ao paciente no núcleo familiar;
  • Melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares;
  • Segurança de que a parte mais complexa do atendimento ficará a cargo de um profissional habilitado;
  • Tranquilidade para que a família possa assumir seus afazeres normais do dia-a-dia, sabendo que o paciente está sob os cuidados de um profissional.

Espero que este artigo tenha te mostrado que os atuais cuidadores de idosos vão além de meros “acompanhantes” que passam o dia ao lado dos idosos. São profissionais com os mais diversos conhecimentos para tornar a vida dos idosos melhor.


Me coloco à disposição para tirar todas as suas dúvidas e garantir que o profissional certo possa ajudar no bem-estar dos idosos da sua família. Clique aqui e me conte um pouco mais sobre o que você precisa.

Agradeço a leitura e até a próxima