Categorias
Cuidados com idosos

Novembro Azul para a terceira idade

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata em volta do mundo todo, o Novembro Azul. A doença é um dos problemas clínicos que mais afetam nossos pais e avós, sendo cerca de 75% dos casos no mundo diagnosticados em homens a partir dos 65 anos

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre o sexo masculino, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estimativas do Instituto Brasileiro do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, ocorre um caso a cada 2 mil homens

No entanto, a investigação precoce aumenta significadamente as chances de cura, já que cerca de 90% dos casos diagnosticado na fase inicial são revertidos. 

Além de informar sobre o câncer de próstata e estimular a ida ao médico para realização de exames, o Novembro Azul para terceira idade busca trazer o cuidado à saúde integral do homem. 

O movimento realiza ações explicativas e preventivas sobre outras doenças que mais acometem nossos pais e avós. Por isso, o Novembro Azul se mostra tão importante para promover a saúde de quem amamos. 

Qual a importância do Novembro Azul para a terceira idade?

A chegada da terceira idade é marcada por mudanças no organismo. Com o passar dos anos, os órgãos se desgastam, acarretando em alguns problemas clínicos para os idosos. Muitas vezes, devido a essa condição, nossos pais e avós ficam mais doentes do que jovens e adultos. 

O cuidado com a saúde é essencial durante toda a vida, mas algumas características da terceira idade, tornam essa prática fundamental para o bem-estar de quem amamos. 

O objetivo do Novembro Azul é levar informações acerca do câncer de próstata e outras doenças comuns no homem. Além disso, as ações do movimento incentivam a realização de exames e idas ao médico especialista

Sabemos que, historicamente, os homens vão menos ao médico se comparado às mulheres. No caso do câncer de próstata, o preconceito e a falta de informação do passado fizeram com que o sexo masculino tratasse a doença como um certo tabu, deixando de se examinar e de se preocupar com o problema clínico.  

As ações realizadas por instituições, como coletas de exame de sangue, medição de pressão arterial e outras medidas de prevenção à doenças servem para nos alertar.  O Novembro Azul é um lembrete de que devemos nos cuidar e cuidar de quem sempre nos deu suporte e apoio.  

O que é câncer de próstata? 

O câncer de próstata é um tumor que ocorre na glândula (próstata), presente apenas em homens. O pequeno órgão está localizado abaixo da bexiga. Segundo especialistas, a doença está muito relacionada ao envelhecimento masculino e é considerado um problema clínico da terceira idade.  

Outra característica do câncer de próstata está ligada à divergência de comportamentos que os quadros apresentam. Há casos muito agressivos, enquanto outros têm uma evolução lenta, não causando consequências para o organismo do paciente. 

No entanto, a taxa de incidência é alto no Brasil. De acordo com o INCA, esse tipo de tumor maligno afeta 65 mil brasileiros por ano.  

Quais os sintomas e sinais

Vale destacar que o câncer de próstata não apresenta sinais na fase inicial. Por isso, mesmo quem não apresenta sintomas deve visitar o médico. 

Os primeiros sinais da doença podem aparecer apenas quando o tumor avança. Fique atento caso seu pai, tio ou avô se queixe de dificuldade ao urinar, já que, com a doença, o jato urinário costuma ficar bem fraco

Vontade de ir ao banheiro mais vezes do que o habitual, sangue na urina, dores ósseas e até insuficiência renal também são sintomas que merecem atenção. 

Prevenção: Novembro Azul para terceira idade

O câncer de próstata está relacionado ao processo de envelhecimento natural do corpo. Não há como prevenir a doença, por isso, o diagnóstico precoce na fase inicial, quando o câncer é altamente curável, é de extrema importância. E essa é uma das importâncias do Novembro Azul para a terceira idade.

Além disso, especialistas acreditam que o câncer de próstata apresenta outros fatores de riscos advindos de causas genéticas e de hábitos de vida sedentários.

Dessa forma, manter uma alimentação rica em frutas e legumes e realizar atividades físicas regularmente devem fazer parte da rotina de nossos pais e avós para que eles alcancem o bem-estar na terceira idade

Diagnóstico

O diagnóstico de câncer de próstata se dá pela combinação de dois procedimentos, são eles o PSA, um exame que verifica os níveis de proteína produzida pela próstata, e o físico, que consiste no toque retal. Caso haja alteração em um desses exames, o médico segue com a investigação ao realizar a biópsia da próstata

O rastreamento deve ser feito por pessoas do sexo masculino a partir de 50 anos de idade. Para negros e homens com histórico familiar que tiveram pais ou irmãos com câncer de próstata, é indicado começar a realizar o exame um pouco antes, aos 45 anos. A periodicidade dos procedimentos é anual. 

Outras doenças comuns em homens na terceira idade 

Entre as doenças comuns em homens na terceira idade podemos citar diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial. Questões ligadas aos hábitos de vida e a diminuição das capacidades funcionais dos órgãos são algumas das causas para os idosos apresentarem essas doenças com grande incidência. 

O movimento Novembro Azul é uma ótima forma de educar a população e incentivar bons hábitos de vida. Aproveite esse momento para informar e cuidar de quem sempre esteve fazendo isso por você, seus pais, tios e avós. Para isso, conte com o apoio da Senior Concierge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *