Solidão do idoso x envelhecimento ativo: como modificar este cenário?

O envelhecimento ativo é fundamental para um envelhecimento feliz e saudável. Contudo, entendemos que alguns fatores transpõem esse caminho, tornando mais difícil para alguns idosos saírem da inércia. 

A compreensão familiar ganha proporções enormes quando falamos em envelhecer de maneira positiva. A empatia e o maior envolvimento na vida do idoso torna essa jornada mais plena e menos deprimente para eles.

Solidão do idoso

De acordo com levantamento realizado em 2019 pelo IBGE, o medo da solidão é um dos principais gatilhos para ansiedade dos idosos. A maior prevalência de condições como a depressão está nas mulheres – 14,7% contra 5,1% dos homens e na faixa etária de 60 a 64 anos, que representa um percentual de 13,2%. 

De acordo com publicação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a solidão é o principal receio dos brasileiros na terceira idade, ultrapassando, inclusive, o medo da morte. 

Principais causas

Os familiares, amigos e a rede de suporte social têm um papel essencial no combate à solidão, já que essas presenças queridas fazem com que o idoso sinta um maior pertencimento ao seu meio. Nesses casos a frequência da solidão é consideravelmente menor.

Alguns dos principais fatores que levam os idosos a vivenciarem a solidão são: 

  • Saída dos filhos de casa;
  • Viuvez e processo de luto;
  • Depressão e transtorno de ansiedade;
  • Ausência de entes queridos;
  • Preconceito no mercado de trabalho;
  • Processo de aposentadoria não planejada;
  • Sentimento de vazio interior;
  • Problemas socioeconômicos.

Estímulos para um envelhecimento ativo

Para que a terceira idade seja saudável e longe de problemas decorrentes dessa fase, é essencial que existam estímulos que visem a obtenção de um envelhecimento ativo. Conheça alguns deles: 

Atividades físicas

A prática de exercícios durante a terceira idade é fundamental, não apenas para uma melhoria da saúde, como também para estimular o bem-estar e a autoestima dos idosos. Eles, por sua vez, também estão mais atentos aos cuidados com corpo e mente. 

Levantamento do IBGE, publicado em 2017, afirmou que 9,2 milhões de idosos praticam esportes ou atividades físicas no Brasil. E a procura por academias de ginástica vem crescendo para este público.

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a preferência dessas pessoas: 21% dos entrevistados afirmou que as caminhadas estão entre seus exercícios favoritos; quando falamos de passeios de bicicleta, 13,3% optam por essa atividade. As academias são responsáveis por 9% da preferência desses idosos.

Estímulos cognitivos

Manter a atividade mental em dia, usando exercícios de memória, jogos, gadgets e outros facilitadores é essencial para ter boa qualidade de vida. Algumas práticas recomendadas são:

Palavras cruzadas

Também conhecida como cruzadinha, as palavras cruzadas são divertidas e ao mesmo tempo estimulantes, pois exigem habilidade de linguagem e uma boa memória. 

Sudoku

Indicado principalmente para quem gosta de números, o sudoku ajuda a agilidade mental. É possível jogá-lo com contagem de tempo ou no modo relax. 

Atividades manuais

Origami, crochê, tricô, bordado, pintura, ilustração e cultivo de plantas são excelentes formas de trabalhar a criatividade e a paciência, afastando a ansiedade.

Novo idioma

Aprender a falar outras línguas não apenas nos permite um contato com mais pessoas e culturas, como também é muito recompensador e estimulante para a autoestima.

Tecnologia

Outro exemplo de impulso para as atividades cognitivas é aprender a utilizar melhor os gadgets disponíveis. Da customização de um smartphone ao uso do Whatsapp, as tecnologias estão aí para facilitar as comunicações entre pessoas, fortalecendo, assim, os vínculos afetivos e diminuindo a solidão.

Social

Os humanos são, naturalmente, seres sociáveis, e isso não muda com o avanço da idade. Conversar com os amigos, passear em ambiente aberto e perto da natureza são atividades prazerosas para pessoas de qualquer faixa etária. 

Estimular os idosos a visitarem os amigos ou oferecer pequenas reuniões para eles dentro de casa podem ser gestos apreciados por eles, e encarados como um reforço positivo aos seus esforços para socializar. 

Almoçar em um restaurante aconchegante, passear na beira da praia ou em um parque bem verdinho e assistir peças de teatro cheias de emoção e alegria são ótimos exemplos de como aproveitar a vida em sua plenitude.

Senior Interativo

A Senior Concierge possui grande expertise em envelhecimento ativo, oferecendo a melhor qualidade de vida possível e no local de sua preferência, seja na sua casa ou na dos familiares. Esse conceito é conhecido como Aging in Place – ou “envelhecendo no seu próprio lar”, em tradução livre.

Um dos serviços que oferecemos, o Senior Interativo, consiste em enviar um cuidador para acompanhar e estimular o idoso em diversas atividades, como: caminhadas, alongamentos, exposições, teatro, cinema ou mesmo ir ao mercado, dentre outras. 

Algumas das vantagens do Senior Interativo são: 

  • Orientação, estimulação e auxílio quanto à alimentação saudável e hidratação;
  • Suporte para os idosos que possuem dificuldade em gerenciar o uso dos medicamentos;
  • Estímulo para caminhadas leves, alongamentos e outros exercícios que auxiliam na mobilidade e equilíbrio;
  • Interação nas atividades lúdicas e físicas em clubes, centros-dia, residenciais e eventos sociais.
  • Acompanhamento em passeios culturais como cinema, teatro, exposições, e também viagens nacionais e internacionais.

Conclusão

A solidão do idoso é um problema de ordem mundial, que afeta os idosos mas também seus familiares, que ficam preocupados com a situação do ente querido. Contudo, existem várias maneiras de diminuir esse problema. Através de atividades que estimulam a cognição, o físico e o social, é possível ter um envelhecimento ativo. 
Conheça mais sobre nosso serviço e entre em contato com a nossa equipe para solicitar seu orçamento.