Categorias
Acompanhante de idosos Cuidadores de Idosos Cuidados com idosos Pneumonia

A importância do acompanhamento para idosos com pneumonia

Um assunto que merece atenção são os casos de idosos com pneumonia, uma doença infecciosa frequente, grave e que compromete a qualidade de vida. Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias se tornam mais comuns em todas as faixas etárias e, em especial, na terceira idade. Por isso, o acompanhamento de idosos é essencial nessas situações, para garantir uma recuperação mais rápida e segura para os mais velhos.

Vale lembrar que a pneumonia é uma das doenças mais graves para os idosos, em virtude do sistema imunológico menos resistente e, nesse período, das condições climáticas. O ar mais seco e a tendência de locais cheios são fatores que influenciam, já que as vias aéreas perdem hidratação e os agentes infecciosos circulam mais.

Se você tem familiares mais velhos, esse é o momento de entender como auxiliar na recuperação e oferecer acompanhamento. Idosos com pneumonia podem ter sintomas menos evidentes, e a internação pode ser necessária por conta das possíveis complicações. O artigo que preparamos traz todas as informações importantes sobre o assunto. Continue conosco!

Causas e sintomas da pneumonia

A pneumonia é uma doença respiratória típica de inverno, caracterizada por fluidos nos pulmões. A infecção pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos, e os idosos são um grupo de risco. O contágio da pneumonia se dá por gotículas contaminadas no ar e secreções, mas a transmissão não é alta como a da gripe.

Em razão da inflamação nos pulmões, os sintomas englobam mais áreas do que as vias aéreas, sendo os mais comuns tosse e febre. A tosse pode ser seca ou com catarro, a febre vem acompanhada de calafrios e a dificuldade respiratória também é comum, assim como dores nas costas. Costuma haver, ainda, a presença de secreção.

Descubra, a seguir, como o acompanhamento de idosos é determinante no tratamento. Afinal, a pneumonia em idosos é um assunto sério: mais de 80% das mortes causadas pela doença são de pacientes da terceira idade. Portanto, essa é a hora de promover mais saúde e bem-estar aos seus entes queridos nessa etapa tão importante da vida.

Idosos com pneumonia: como proceder

Quando se fala em idosos, é necessário que a família esteja atenta aos sintomas, que nem sempre se manifestam de forma clara. O tratamento envolve o uso de medicamentos e pode demandar internação, processo que pode se tornar mais simples com o acompanhamento de idosos. As possíveis complicações precisam de ainda mais cuidado na terceira idade.

O acompanhamento pode se dar em casa ou no hospital, e garante um auxílio na recuperação da saúde do paciente. Quando falamos em idosos, a experiência com medicações é um suporte a mais oferecido pelos profissionais e acompanhantes. Idosos com pneumonia respondem muito melhor ao tratamento acompanhados por profissionais ou familiares.

Além de cuidados básicos com relação ao compartilhamento de objetos e a proteção em ambientes hospitalares, por exemplo, há medidas simples para uma vida mais saudável. Algumas dicas que podem ser aplicadas com os familiares mais velhos para evitar a pneumonia são:

  • Evitar aglomerações;
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura;
  • Cuidar adequadamente de gripes e outras infecções respiratórias;
  • hidratação;
  • tomar os medicamentos nos horários corretos, sem interromper o tratamento.

Por fim, não neglicencie os sintomas iniciais, ainda que não pareça se tratar de um caso da doença. Há pacientes mais velhos que apresentam mal-estar generalizado, falta de ar e confusão mental, sintomas que podem acometer idosos com pneumonia.

Saiba mais sobre o cuidado com os idosos

Os idosos com pneumonia demandam atenção, em especial pelo índice de casos e as complicações que podem ocorrer. Esse grupo de risco nem sempre tem sintomas claros, e a baixa imunidade, aliada ao inverno, cria um ambiente propício para a doença se espalhar. Tosse, febre e dor nas costas são alguns dos sintomas, além da secreção que se acumula e obstrui as vias aéreas.

Na terceira idade, o cuidado é essencial, e não só para os idosos com pneumonia: o dia a dia é beneficiado com um cuidador. Ter alguém experiente por perto ajuda nas atividades cotidianas e na melhora da saúde, bem como no tratamento de doenças. Separamos um artigo sobre cuidadores de idosos para você que está em busca de oferecer o melhor para as pessoas que ama. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *