Categorias
Acompanhante de idosos cuidador Cuidados com idosos idoso e covid Idosos

Idoso com covid: o que fazer? Prevenção e tratamento

As pessoas com mais de 60 anos são um dos grupos de risco na pandemia de covid-19. É por conta disso, durante esse momento delicado de contaminação, que precisamos nos atentar mais e nos perguntar: idoso com covid o que fazer? 

No post de hoje, a Senior Concierge vai te dar dicas de como auxiliar os idosos durante a pandemia, as formas de prevenção e o que fazer caso ele pegue a doença. Confira tudo a seguir!

A importância da prevenção contra a covid

A expectativa de vida da população está aumentando e, assim, a quantidade de pessoas idosas  na sociedade cresce a cada ano. Com isso, o número de familiares cuidadores também sobe. De acordo com o IBGE, o número de parentes que se dedicavam aos cuidados saltou de 3,7 milhões, em 2016, para 5,1 milhões em 2019.

Dessa forma, precisamos pensar sobre os cuidadores, sejam familiares ou profissionais da saúde, no contexto pandêmico. Antes de falarmos dos maduros em si, é necessário pensar sobre as formas de prevenção que as pessoas ao redor do idoso podem adotar.

Confira, abaixo, a lista de dicas para você se cuidar e, também, cuidar de quem você ama: 

  1. Sair apenas em caso de necessidade e, ao sair, procure manter o distanciamento necessário; 
  2. Utilizar máscaras ao sair. Isso vale também para o idoso;
  3. Levar álcool em gel na bolsa e no carro, passar regularmente;
  4. Lavar as mãos sempre que possível, ao acabar de chegar em casa, por exemplo; 

Quais os cuidados a serem feitos?

A Senior Concierge possui treinamentos regulares, bem como uso de Equipamentos de Proteção Individual e outros para ajudar, inclusive, na prevenção do contágio. Todavia, as dicas abaixo valem, também, para os familiares que convivem com os idosos:

  1. Evitar levar as mãos ao rosto ou na máscara em transportes e locais públicos
  2. Tomar banho ao chegar na residência, antes de entrar em contato com o familiar; 
  3. Trocar a roupa que estava usando em ambiente externo e no deslocamento; 
  4. Higienize as compras ao chegar em casa, antes do idoso ter contato com elas; 

Essas últimas dicas também são recomendadas para profissionais da área doméstica que podem vir a ter algum tipo de contato com o seu familiar idoso. 

Está precisando de cuidador? A Senior Concierge tem especialistas em envelhecimento ativo, conheça mais sobre os nossos serviços clicando aqui!

Meu parente idoso pegou covid, o que fazer?

Agora, se você recebeu a notícia do teste positivo em seu parente idoso, a primeira coisa a fazer é não se desesperar. Manter a calma e o pensamento positivo vai ajudar o idoso com covid a enfrentar isso de forma mais tranquila e de cabeça erguida, sem alardes. 

Além de criar esse ambiente de acolhimento e esperança, alguns cuidados para evitar a contaminação de outras pessoas também são importantes. Após a confirmação da doença, é interessante fazer acompanhamento médico regular e seguir alguns protocolos, como: 

  1. Uso de máscara pelo idoso contaminado e pelas pessoas ao seu redor; 
  2. Distanciamento mínimo de dois metros; 
  3. Higienização de objetos de uso pessoal com uma bucha e recipientes específicos; 
  4. Uso exclusivo de objetos pessoais por parte do idoso, ou seja, sem compartilhamento com os demais; 
  5. Higienização do banheiro com água sanitária após o uso da pessoa infectada; 

Assim é possível prezar pela saúde dos demais integrantes da casa e família. Enquanto o idoso com covid entra no processo de tratamento e recuperação da doença. 

Idoso com covid: como tratar a doença?

O acompanhamento médico é fundamental para tratar a covid. Os médicos vão saber dizer o nível que está a doença e tomar as medidas necessárias para que o maduro consiga se recuperar; como saber se é preciso oxigênio, internação hospitalar ou intubação, por exemplo, para o idoso com covid.

Então, quando perceber os primeiros sintomas, é recomendado realizar o teste o quanto antes. Um tratamento antecipado pode fazer toda a diferença para evitar o agravamento da doença. Se for mesmo positivo, é importante se atentar ao repouso e hidratação. 

Outra medida que está ajudando os pacientes idosos com covid é uma boa alimentação. Com uma dieta balanceada e nutritiva, a imunidade do idoso vai sendo restaurada, dando forças para superar a doença até estar totalmente curado.

Porém, infelizmente, devido à severidade da doença, alguns sintomas ainda podem permanecer, mesmo após a recuperação. Nesses casos, o acompanhamento médico de perto é recomendado. 

Assim, com os cuidados de hidratação, repouso, cuidados médicos, acolhimento emocional da família para uma boa saúde mental, o maduro poderá ir se recuperando aos poucos e, em certo momento, estar curado. 

Agora, para auxiliar a recuperação do organismo pós-covid a Senior Concierge oferece tratamentos especializados. A fisioterapia respiratória auxilia nos sintomas pós-covid e a terapia física ajuda na recuperação da massa muscular. 

Ficou interessado em nossos serviços? Clique aqui para falar conosco!

O que fazer com o idoso em isolamento?

Quando se fala sobre isolamento, a preocupação com a saúde mental e emocional logo nos vem à mente. E, com os idosos, isso não seria diferente. Assim, evitando esse contato humano, que é importante durante o envelhecimento, os idosos podem ficar sujeitos a sensação de tédio, solidão e ansiedade

Para driblar essa situação, existem algumas atividades em casa que podem ajudar. E não pense em afazeres improdutivos apenas para “preencher o tempo”. É importante que o maduro se sinta satisfeito com a realização da tarefa. Exemplos: 

  1. Praticar jardinagem
  2. Dançar, ouvir música ou praticar Musicoterapia
  3. Pintar e fazer artesanatos;
  4. Praticar Papoterapia;
  5. Leitura ou ouvir histórias;
  6. Atividades físicas como yoga; 

Essas são algumas atividades recomendadas, e existem várias outras para deixar o momento de isolamento menos tenso. Já em caso de contaminação, pode-se optar por aquelas que não precisam de contato físico, que podem ser monitoradas de longe e que não atrapalhem o momento de recuperação do maduro.

Gostou do artigo? Venha conhecer mais sobre os serviços de cuidados da Senior Concierge, fale com a gente e contrate segurança e cuidado para quem você ama! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *