Sabia que o tempo ocioso em excesso na vida dos idosos é um dos maiores gatilhos para os principais sintomas de ansiedade e até depressão? Por isso, hoje nós vamos falar sobre 3 segredos para manter o idoso ativo.
Nosso intuito com este artigo é proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar para todos os idosos da sua família.
Então, anote as dicas e coloque-as em prática. Vamos começar!
Segredo 1: Atividades físicas
Muitos filhos e netos sentem certa insegurança quando falamos sobre atividades físicas para idosos. Esse protecionismo exagerado acaba infantilizando os idosos e mantendo-os em uma bolha de proteção, o que não é nada bom para a saúde física e mental.
Por isso, o primeiro segredo consiste em incentivar que os idosos da sua família adquiram o hábito de praticar atividades físicas regularmente. Elas podem ser:
- Caminhadas;
- Exercícios leves em casa;
- Exercícios em aparelhos;
- Corridas leves.
Entre tantas outras.
Mesmo uma simples ida até o mercado mais próximo pode ser uma atividade relevante para a saúde dos idosos. O importante é não deixar que a ociosidade tome conta e assim evitar até mesmo a degeneração muscular.
Tem mais, relatórios elaborados pelos principais órgãos psicológicos do país afirmam que as atividades físicas estão diretamente relacionadas com a saúde da memória. Já que o exercício diminui os hormônios responsáveis pelo estresse e a ansiedade. Duas vilãs do aspecto cognitivo.
Segredo 2: Atividades cognitivas e mentais
E já que falamos das atividades físicas, também temos que focar nas atividades cognitivas e mentais. O que são elas?
Bem, atividades cognitivas e mentais são “exercícios para a mente”, tarefas como:
- Jogos de tabuleiro;
- Jogos de memória;
- Música – tocar e cantar;
- Pintura e artesanato;
- Dança;
- Cozinhar;
- Leitura;
- Filmes e séries;
- Aprender novos idiomas.
É importante que todas essas atividades sejam escolhidas com base no enriquecimento, mas também levando em consideração os gostos do idoso. Tem mais, a diversidade também é muito importante. Por isso, assistir ao mesmo programa todos os dias durante um longo período, não configura uma atividade cognitiva satisfatória.
Tem que existir uma alternância entre as atividades, para que elas sejam desafiadoras no nível certo. Via de regra: são atividades que trazem novos conhecimentos para a vida ativa do idoso.
Segredo 3: Atividades sociais
Agora temos que tratar de um tema que pode ser desafiador para a vida ativa dos idosos: as atividades sociais.
É sabido que um idoso tem menores chances de manter as suas interações sociais, já que, com o passar dos anos, a mobilidade fica comprometida e o fluxo natural das famílias faz com que as pessoas percam contato com amigos e conhecidos.
Contudo, é preciso reforçar que o convívio social e o pertencimento são dois dos fatores mais importantes no combate à depressão e à melancolia.
Então, entre os segredos para manter o idoso ativo estão as atividades sociais. Clubes, encontros, grupos, etc. Mais uma vez, até mesmo o hábito de fazer compras em lojas, mercados e padarias, pode ser considerada uma alternativa interessante.
Benefícios de manter o idoso ativo no dia a dia
Nós como filhos podemos não entender em um primeiro momento, mas a vida idosa ociosa é desafiadora para a mente e para o corpo. Desafios esses que muitas vezes se transformam em doenças e problemas
Sendo assim, garantir que os idosos da sua família tenham uma vida ativa é fundamental, tem mais, os exercícios também trazem benefícios para o corpo.
Entre as principais vantagens da vida ativa para os idosos, estão:
- Independência, um idoso ativo tem muito mais autonomia;
- Fortalecimento muscular, diminuindo os riscos de quedas e machucados;
- Melhora na memória;
- Fortalecimento dos ossos, diminuindo os riscos de fraturas;
- Melhora no ânimo, na motivação e no bem-estar geral;
- Melhora latente nas relações interpessoais entre os idosos e demais membros da família.
Está com dificuldades ou precisa de mais dicas para manter os idosos da sua família ativos?
Acesse agora mesmo este artigo! Nele nós explicamos em detalhes todos os passos necessários para que você seja capaz de providenciar uma vida plena e saudável para os idosos da sua família. Artigo
Agradecemos a leitura e até a próxima!